funcionamento da linguagem, em uma abordagem centrada no falante, está baseado em três aspectos fundamentais. Quais são eles?
Assinale a alternativa correta:
A.
A capacidade de acionar códigos, o saber de uma língua particular e a atuação linguística em um evento comunicativo.
B.
A capacidade de acionar a ligação entre esquemas cognitivos e linguagem, o saber semântico de uma língua e a atuação linguística em um evento comunicativo.
C.
A capacidade de acionar a ligação entre esquemas cognitivos e linguagem, o saber de uma língua particular e a atuação sintática em um evento comunicativo.
D.
A capacidade de acionar a ligação entre esquemas cognitivos e linguagem, o saber de uma língua particular e a atuação linguística em um evento comunicativo.
E.
A capacidade de acionar a linguagem, o saber de uma língua e a atuação linguística em eventos de leitura e interpretação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D - A capacidade de acionar a ligação entre esquemas cognitivos e linguagem, o saber de uma língua particular e a atuação linguística em um evento comunicativo.
Explicação:
O funcionamento da linguagem, centrada no falante, baseia-se em três aspectos fundamentais: a capacidade natural de acionar a ligação entre esquemas cognitivos e linguagem; o saber de uma língua particular; e a atuação linguística em um evento comunicativo (NEVES, 2017).
Resposta: D.
A capacidade de acionar a ligação entre esquemas cognitivos e linguagem, o saber de uma língua particular e a atuação linguística em um evento comunicativo.
Explicação:
A vivência em determinada língua emerge pelo reconhecimento de uma capacidade de que os sujeitos são dotados, a de produzir linguagem. Contudo, também está em jogo o reconhecimento de que os indivíduos são naturalmente levados a apossar-se de uma língua natural de expressão, sobretudo pela vida em comunidade e de acordo com a sua capacidade de produzir linguagem. Dessa forma, os sujeitos se engajam na vida em comunidade atuando com a língua que dominam. Inclusive, ao dominá-la (e aperfeiçoá-la), eles se tornam aptos a interpretar o contexto em que estão inseridos e a adaptar a linguagem de acordo com as exigências de cada ambiente.