Funcionamento básico de um computador
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Funcionamento básico de um computador:
INFORMATICA
A arquitetura básica de qualquer microcomputador completo, seja um PC, um Macintosh ou um computador de grande porte, é formada por apenas cinco componentes básicos: processador, memória RAM, disco rígido, dispositivos de entrada e saída e softwares.
Processador
É o cérebro do sistema, encarregado de processar todas as informações. Porém, apesar de toda sua sofisticação, o processador não pode fazer nada sozinho. São necessários mais alguns componentes de apoio para se ter um microcomputador funcional: memória, unidades de disco, dispositivos de entrada e saída e finalmente os programas a serem executados.
Memória RAM
É usada pelo processador para armazenar os dados que estão sendo processados, funcionando como uma espécie de mesa de trabalho. A quantidade de memória RAM disponível determina quais atividades o processador poderá executar. Um engenheiro não pode desenhar a planta de um edifício sobre uma carteira de escola. Caso a quantidade de memória RAM disponível seja insuficiente, o microcomputador não será capaz de rodar aplicativos mais complexos.
O IBM PC original, lançado em 1981, por exemplo, possuía apenas 64 Kbytes de memória e por isso era capaz de executar apenas programas muito simples, baseados em texto. Um micro mais moderno possui pelo menos 3 Gigabyte de memória, sendo capaz de executar programas complexos.
A memória RAM é capaz de responder às solicitações do processador em uma velocidade muito alta. Seria perfeita se não fossem dois problemas: o alto preço e o fato de ser volátil, ou seja, de perder todos os dados gravados quando desligamos o micro. Já que a memória RAM serve apenas como um rascunho, usa-se outro tipo de memória para guardar arquivos e programas: a memória de massa.
O principal dispositivo de memória de massa é o disco rígido, onde ficam guardados programas e dados enquanto não estão em uso ou quando o micro é desligado. Pen drives e DVD-ROMs também são ilustres representantes dessa categoria de memória.
Para compreender a diferença entre a memória RAM e a memória de massa pode-se imaginar uma lousa e uma estante cheia de livros com vários problemas a serem resolvidos. Depois de ler os livros (memória de massa), os problemas a serem resolvidos, o processador usaria a lousa (a memória RAM) para resolvê-los. Assim que um problema é resolvido, o resultado é anotado no livro e a lousa é apagada para que um novo problema possa ser resolvido. Ambos os dispositivos são igualmente necessários.
Os sistemas operacionais atuais, incluindo a família Windows, permitem usar o disco rígido para gravar dados caso a memória RAM se esgote, recurso chamado de memória virtual. Utilizando este recurso, mesmo que a memória RAM esteja completamente ocupada, o programa será executado, porém muito lentamente, devido à lentidão do disco rígido. Para permitir a comunicação entre o processador e os demais componentes do micro, assim como entre o micro e o usuário, têm-se os dispositivos de I/O input/output ou “entrada e saída”. Estes são os olhos, ouvidos e boca do processador, por onde ele recebe e transmite informações.
Existem duas categorias de dispositivos de entrada e saída:
• A primeira é composta pelos dispositivos destinados a fazer a comunicação entre o usuário e o micro. Nessa categoria pode-se enquadrar o teclado, o mouse, o microfone, etc. (para a entrada de dados), o monitor, impressoras, caixas de som, etc. (para a saída de dados).
• A segunda categoria é destinada a fazer a comunicação entre o processador e os demais componentes internos do micro, como a memória RAM e o disco rígido. Os dispositivos que fazem parte desta categoria estão dispostos basicamente na placa-mãe, e incluem controladores de discos, controladores de memória, etc.
Como toda máquina, um microcomputador por mais avançado que seja não é capaz de raciocinar ou fazer nada sozinho. Ele precisa ser orientado a cada passo. É justamente aí que entram os programas, ou softwares, que orientam o funcionamento dos componentes físicos do micro, fazendo com que ele execute as mais variadas tarefas, de jogos a cálculos científicos.