Função do porto da pólis (Atenas)
Soluções para a tarefa
Resposta:
A polis grega (Atenas) ou cidade-estado, tinha como função reunir famílias e tribos, com seus devidos deuses e dialetos, adquirindo assim fortes alicerces políticos e religiosos, ou seja, um sistema de vida e, sendo assim, um meio pelo qual se formavam e moldavam os cidadãos gregos na época.
Explicação:
A mesma é um dos elementos fundamentais da civilização grega, resultante de um diverso conjunto de fatores. Fatores estes de de ordem geográfica, de uma instabilidade gerada depois da invasão dórica, e da falta de um poder centralizador, defensor dos indivíduos, que os levou a unirem-se em pequenos territórios. A união de certos povos baseava-se no compartilhamento de elementos comuns, como a língua, a cultura, os costumes e a religião, que lhes conferiam um sentimento de unidade.
A polis era, também, considerada um sistema de vida e, sendo assim, um meio pelo qual se formavam e moldavam os cidadãos gregos na época. Este conceito está sintetizado nas palavras de Simónides: "A polis é mestra do homem". Os Gregos viviam nas polis, e se sujeitavam somente ás suas leis, o que para eles era decisivo para distingui-los dos povos bárbaros. Contudo, a polis também pode ser considerada como um fenômeno territorial.