Biologia, perguntado por gabriel03019556, 7 meses atrás

Função do lobo frontal, temporal, occipital, parietal e cerebelo?
Bem detalhado!

Soluções para a tarefa

Respondido por eulm20
3

Resposta:

O lobo frontal é a parte mais anterior do cérebro, estando envolvido no controle muscular, intelecto superior, personalidade, humor, comportamento social e linguagem. Posteriormente, é separado do lobo parietal pelo sulco central (ou sulco de Rolando), e inferiormente é separado do lobo temporal pelo sulco lateral (ou sulco de Sylvius). As convoluções mais significativas do lobo frontal são os giros e sulcos pré-central, superior, médio e inferior, bem como os giros orbitais. Todo o lobo frontal é vascularizado pelas artérias cerebrais anterior e média, que são ramos da artéria carótida interna.

O lobo parietal está situado entre os lobos frontal e occipital, e separado deles pelos sulcos central e parieto-occipital, respectivamente. Está envolvido na linguagem, no cálculo, assim como na percepção de várias sensações, como toque, dor e pressão. O lobo é dividido em duas partes chamadas de lóbulos (superior e inferior), que são separados por um sulco intraparietal. Outras estruturas importantes incluem o sulco pós-central, juntamente com os giros pós-central, angular e supramarginal. O lobo parietal é vascularizado por ramos das artérias cerebrais anterior, média e posterior. Esta última se origina da artéria basilar.

Lobo Temporal  É responsável pela memória, linguagem e audição. Situa-se abaixo dos dois lobos anteriores, dos quais é separado pelo sulco lateral. O lobo temporal é constituído pelos giros temporais superior, médio e inferior, delimitados pelos sulcos superior e inferior. É vascularizado pelas artérias cerebrais média e posterior.

Lobo Occipital  é a porção mais posterior do cérebro e está envolvido no processamento de estímulos visuais. Ele repousa no tentório do cerebelo, uma dobra da dura-máter que a separa do cerebelo. O lobo occipital é separado dos lobos parietal e temporal pelos sulcos parieto-occipital e calcarino, respectivamente. Características e marcos importantes adicionais incluem os giros occipitais superior e inferior, que são divididos pelo sulco occipital lateral, assim como o cúneus e o giro lingual. O suprimento vascular do lobo occipital é proveniente da artéria cerebral posterior.

Explicação:

Perguntas interessantes