Biologia, perguntado por Alejandram4260, 1 ano atrás

função da traqueia na respiracao dos insetos

Soluções para a tarefa

Respondido por SraHiraiBiah
0
As filotraquéias ou pulmões foliáceos são estruturas exclusivas dos aracnídeos, sempre existindo aos pares. Cada pulmão foliáceo é uma invaginação (reentrância) da parede abdominal ventral, formando uma bolsa onde várias lamelas paralelas (lembrando as folhas de um livro entreaberto), altamente vascularizadas, realizam as trocas gasosas diretamente com o ar que entra por uma abertura do exoesqueleto. A organização das filotraquéias lembra a das brânquias, com a diferença de que estão adaptadas à respiração aérea. Algumas aranhas pequenas e os carrapatos têm, apenas, respiração traqueal.
-----------------------´´----------------------------------------------

Quando o ar atinge a traquéia, o oxigênio se dissolve no líquido traquéia. Através da difusão simples, oxigênio, então se move para a célula e dióxido de carbono entra no tubo traqueal. O dióxido de carbono é assim como em nós, um resíduo metabólico e sai o corpo através dos espiráculos. Os insetos podem inclusive controlar sua respiração. Ele pode abrir e fechar os espiráculos com contrações musculares. Um inseto que vive em um ambiente seco vai manter as válvulas espiráculo fechada para evitar a perda de umidade.

A difusão faz com que a respiração seja difícil e isso coloca alguns limites no corpo do inseto. A taxa de difusão do gás não pode ser controlado, e apenas mostra-se eficiente para pequenos organismos. Essa é a principal razão pela qual não podemos ver insetos de tamanho gigante por aí. Enquanto os insetos respiram por difusão simples, eles não poderão ser maiores do que já são.



Perguntas interessantes