Função da construção da fé cristã
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Resposta:
O pensamento de Ratzinger apresentado até aqui nos remete à pergunta
formal: o que é a fé e onde ela pode encontrar o seu ponto de partida e exercer
uma função no mundo do pensamento moderno? Função esta, que tomamos
como ideia norteadora de nosso trabalho, a saber: a fé cristã enquanto
possibilidade de uma verdadeira existência para o ser humano. Não se trata,
primeiramente, de abordar o conteúdo da fé, cuja forma concreta se encontra no
assim chamado Símbolo Apostólico da Fé, mas entender o que significa a
atitude de fé do ser humano para compreendê-la como possibilidade de
existência verdadeira, uma vez que a fé, de fato, corresponde à natureza do
homem.2
A intenção deste nosso percurso é esclarecer o que significa “crer” e o
quanto esse problema só pode ser discutido com as marcas e categorias do
tempo em que é formulado: “o que a afirmação ‘creio’ quer dizer e o que ela
significa na boca de um cristão nos dias de hoje, nas condições da nossa
existência atual e de nosso posicionamento presente diante da realidade como
um todo?”.3
Que atitude é esta, portanto, que toma o cristão, a qual manifesta
que a existência cristã se exprime em primeiro lugar e ante de tudo no verbo
“creio”? Se é assim que se caracteriza a vida cristã, “o âmago do cristianismo
consiste no fato de ser uma ‘fé’”.4
Não é algo evidente definir o cristianismo, nem mesmo demonstrar que a
existência cristã encontra a sua expressão central na palavra “credo”, pois antes
de tratarmos do cristianismo enquanto religião é necessário compreendemos
que se trata de uma atitude de fé; uma vez que religião e fé não são realidades
coincidentes.5
Embora o ato de fé tenha suas condições próprias: o homem só é
capaz de ver o que Deus não é, de modo que Deus é e sempre será para o ser
humano, essencialmente, o invisível, aquele que se encontra fora:
Explicação: