friedrich schiller (1759 - 1805), autor de sobre a educação estética da humanidade, diz que existe no ser humano um impulso que o liga a matéria, sujeitando-o à natureza e um outro impulso, de ordem superior, que eleva o ser humano ao nível do pensamento racional e que aspira à permanência e à imutabilidade. para superar o dualismo matéria e espírito que tal divisão sugere, schiller admite a existência de um terceiro impulso. 1. assinale a alternativa cuja afirmação se relaciona corretamente com o terceiro impulso admitido por schiller. 1 ponto a) impulso do equilíbrio: busca manter uma neutralidade entre matéria e razão, possibilitando a boa capacidade do julgar. b) impulso da realidade: faz o ser humano perceber a tensão dialética existente entre forma e matéria, possibilitando assim, a construção do real. c) impulso crítico: responsável por elaborar o senso crítico humano, capacitando o homem a conhecer o mundo possível de forma racional. percebido por kant, não foi por ele conceituado. d) impulso lúdico: concilia a matéria, presente aos sentidos, com a forma, ato do pensamento, que parece excluir o que é material e sensível. exerce-se acima das necessidades naturais e independe dos interesses práticos. apresenta-se como jogo estético.
Soluções para a tarefa
01. A alternativa correta é a LETRA D: Impulso lúdico.
"Concilia a matéria, presente aos sentidos, com a forma, ato do pensamento, que parece excluir o que é material e sensível. Exerce-se acima das necessidades naturais e independe dos interesses práticos. Apresenta-se como jogo estético."
Este terceiro impulso, o impulso lúdico, é criado pelo jogo. Sendo assim, é criado pela arte, pela beleza, não sendo então um impulso natural, mas um impulso desenvolvido e trabalho pela estética.
Não se trata de um impulso inato, mas de algo produzido por fatores externos, que agem de forma imediata nos fatores internos e gerem dois polos que se opõem.
No impulso lúdico o mediador e o jogo encontram-se relacionados igualmente à beleza.
02. A alternativa correta é a LETRA B: educar o homem para a política.
Neste livro o autor, Friedrich Schiller, busca aproximar o brasileiro leitor do que seria a "originalidade" do seu pensamento através da indicação de fontes de reflexão.
Conhecido apenas como Friedrich Schiller, Johann Christoph Friedrich von Schiller foi um filósofo, poeta, historiador e médico alemão.