Friedrich Nietzsche critica a tradição da religião judaico-cristã e os pensamentos de Sócrates e Platão por terem desenvolvido uma razão e uma moral que subjugaram as forças instintivas e vitais do ser humano, a ponto de domesticar a vontade de potência do homem e de transformá-lo em um ser fraco e doentio: I. Ao criticar a moral tradicional racionalista, considerada hipócrita e decadente, Nietzsche propõe uma moral não repressiva, que permita o livre curso dos instintos, de modo que o homem forte possa, ao mesmo tempo, acompanhar e superar o movimento contraditório e antagônico da vida. II. Para Nietzsche, o super-homem deveria ter a missão de criar uma raça capaz de dominar a humanidade, sendo, por isso, necessário aniquilar os mais fracos. III. Nietzsche identifica dois grandes tipos de moral: a moral aristocrática de senhores e a moral plebeia de escravos. A moral de escravos é caracterizada pelo ressentimento, pela inveja e pelo sentimento de vingança; é uma moral que nega os valores vitais e nutre a impotência. IV. Os valores que constituem a moral aristocrática de senhores são, para Nietzsche, eternos e invioláveis. Devem orientar a humanidade com uma força dogmática, de modo que o homem não se perca. Está correto apenas o que se afirma e Selecione uma alternativa: a) III. b) I e III. c) II e IV. d) III e IV. e) I, II e III.
Soluções para a tarefa
I é verdadeira, pois a moral proposta por Nietzsche visa superar limitações artificialmente impostas pelos "fracos" contra os "fortes", superando as amarras do ressentimento em prol de uma moral "viva".
II é falsa, pois a ideia não é a de aniquilar os mais fracos (e de todo modo uma "missão" deste tipo seria uma nova moral restritiva, coisa que em hipótese alguma caracterizaria o super-homem), mas de valorizar a força, e não a fraqueza, como fariam, de acordo com Nietzsche, os tradicionalistas.
III é verdadeira, pois a moral dos escravos é aquela que faz com que o forte se ressinta da força, sendo uma moral da inveja, funcionando como um caminho para a impotência.
IV é falsa, pois a moral forte não pode ser constituída por valores invioláveis, mas sim por um método que não viole a força.
É correta a alternativa B.