Filosofia, perguntado por cassichaclayton19, 4 meses atrás

FRIEDRICH FRÖEBEL e JOHANN HEINRICH PESTALOZZI como estes pensadores influenciaram o ESTRUTURALISMO, o FUNCIONALISMO, o PRAGMATISMO e o CONSTRUTIVISMO.

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Respondido por manuludvig
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Resposta:

O final do século XVIII foi um momento de grande agitação no mundo europeu. As idéias iluministas tomaram conta de uma boa parte da população letrada. Em certa medida essas idéias colaboraram com a Revolução Francesa (1789). E é nesse contexto que viveram dois homens que revolucionaram a história da educação. Com suas criações e inovações, deixaram uma grande marca no campo da pedagogia. Esses dois pedagogos foram Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827) e Friedrich Froebel (1782-1852). Neste trabalho mostrarei um pouco sobre esses dois autores, suas vidas e trabalhos educacionais (I); apresentarei, segundo Manacorda e Ponce, o que seriam os aspectos “conservador” e “progressista” nos dois educadores (II); Snyders me ajudará a falar sobre o que pode ser alinhado às pedagogias “nova” e “tradicional” nas obras de ambos (III). Ao final, farei alguns comentários avaliativos sobre suas pedagogias (IV).

I) Pestalozzi nasceu na Suíça. Seu pai faleceu quando ele tinha apenas cinco anos e deixou para a família, que era composta por três crianças e a mãe, uma herança insignificante. Sua mãe, com a ajuda de uma criada, passa a dedicar-se inteiramente à educação dos filhos. Sua maior influência educacional veio da convivência, já na juventude, com seu avô André, pastor de uma pequena aldeia. Comovido com a pobreza dos outros, com qual convivia desde criança, achou que a profissão de pastor era sua vocação verdadeira, mas abandonou a idéia após o fracasso do seu primeiro sermão. Tornou-se agricultor, casou-se, teve um filho, e este nascimento aguçou ainda mais a idéia de ajudar os pobres. Em relação as suas experiências educacionais há historiadores que avaliam que “Pestalozzi deveria receber um prêmio como recompensa por ser o campeão dos fracassos bem sucedidos”. (Eby, 1978, p. 399). Seu último e maior fracasso aconteceu no Instituto de Yverdun, pois devido ao grande sucesso de sua escola, ela se tornou um local muito visitado, grande e complexa demais para o espírito de lar – exclusivamente uma pequena comunidade familiar – almejado por ele.

Froebel nasceu na Alemanha, no ano em que Pestalozzi publicou sua primeira obra famosa Leonardo e Gertrudes, que o tornou bastante conhecido. A mãe de Froebel faleceu quando ele tinha apenas nove meses de idade. Essa perda, segundo ele, determinou, mais ou menos, as circunstâncias externas de toda sua vida. Aos dezessete anos, ao visitar seu irmão na Universidade, acabou permanecendo lá por alguns meses. Após abandonar a Universidade, foi dar aulas de desenho em uma escola normal, onde reconheceu sua vocação no trabalho pedagógico. Durante três anos, entre 1807 e 1810, esteve com seus pupilos na escola de Pestalozzi. Froebel tinha vinte e cinco anos, e Pestalozzi sessenta e um. Esse contato criou as inspirações para as futuras idéias pedagógicas de Froebel. A sua maior contribuição educacional foi a criação do primeiro jardim de infância. Dedicou-se à formação de professores, elaboração de métodos e criação de aparelhagens. Infelizmente, faleceu sem ver os jardins de infância em funcionamento, pois esses foram proibidos por serem considerados como politicamente radicais.

A revolução Francesa produziu um efeito extraordinário em Pestalozzi. Ele iniciou sua “atividade política e social, associando-se a uma sociedade patriótica liberal, depois dissolvida pelo governo” (LUZURIAGA, 1984, p. 174). Influenciado pelas idéias de Rousseau sobre a natureza, dedicou-se à agricultura, e montou, em sua primeira experiência educacional, uma escola ativa, ou do trabalho, onde se trabalhava e educava ao mesmo tempo. Suas idéias foram de grande importância e repercussão na pedagogia moderna, sendo considerado como um dos pioneiros da escola nova (HUBERT, 1976, p. 125). As capacidades humanas, para Pestalozzi, revelavam-se no cultivo integral e harmonioso de três atividades, “espírito, coração e mão”, ou seja, intelectual, moral e prática

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