Freud, visando formular a compreensão da tensão entre o inconsciente e a consciência que tenta controlar as forças inconscientes, criou um modelo de estrutura de personalidade. Com base na teoria freudiana, em termos de estrutura, a personalidade é composta por três grandes sistemas: o Id, o Ego e o Superego.
BROTHERHOOD, Rachel de Maya. LEONEL, Waléria Henrique dos Santos. Psicologia da Educação. Reimpressão. Maringá-PR: Unicesumar, 2019.
Com base no exposto e em nossos estudos na disciplina, avalie as afirmativas em Verdadeira (V) ou Falsa (F) no que tange ao sistema: Ego.
I. É o representante interno das regras e restrições familiares e sociais.
II. Atua no princípio do prazer, isto é, busca sempre satisfazer as suas necessidades.
III.O Ego emerge nas crianças em desenvolvimento, a medida que elas aprendem que há uma realidade a parte de suas próprias necessidades e desejos.
IV. O Ego recompensa o Superego por comportamentos aceitáveis e o pune com sentimento de culpa quando as ações ou pensamentos se colocam contra seus princípios morais.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
F, V, V, F.
Alternativa 2:
F, V, F, V.
Alternativa 3:
F, F, V, F.
Alternativa 4:
V, V, F, V.
Alternativa 5:
V, V, V, V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 3 FFVF segundo pagina 108,109 do livro
Explicação: Primeira é falsa por se tratar do Superego, a Segunda é falsa por ser o Id ..terceira é verdadeira por ser o Ego..Quarta é falsa por se tratar do Superego, ele que recompensa o Ego.
Sim, a alternativa 3 está correta.
Freud foi o fundador da psicanálise, utilizou alguns métodos como a hipnose para entender o inconsciente do indivíduo.
Podemos observar que o inconsciente coletivo, pode ser observado como o conjunto de materiais que foram herdados, como imagens entre outros fatores.
Jung divide dois tipos de atitudes opostas no homem, aqueles conhecidos como extrovertidos, onde a energia é colocada pra fora com mais facilidade, o que facilita o relacionamento com o próximo e os diferentes grupos sociais.