Freud não tem escritos específicos, mas gostava de pensar nos determinantes psíquicos que levam alguém a ser um “desejante de saber”. A respeito da abordagem psicanalítica aplicada à aprendizagem, podem-se considerar corretas:
I. No início do desenvolvimento, o conhecimento ocorre por meio das “investigações sexuais infantis”, ou seja, na busca da criança em compreender o seu lugar sexual no mundo (menino/menina; feminino/masculino);
II. O ato de aprender pressupõe uma relação com outra pessoa, a que ensina. Para aprender é necessária a presença de um professor, colocado em determinada posição, que pode ou não propiciar a aprendizagem. Para que seja ouvido, deve estar revestido por seu aluno de uma importância especial;
III. A relação entre o professor e o aluno não está no valor dos conteúdos cognitivos transmitidos, e sim no campo que se estabelece entre o professor e o seu aluno, nas relações afetivas entre ambos, uma relação afetiva primitivamente dirigida ao pai. É nesse campo que se estabelecem as condições para o aprender, sejam quais forem os conteúdos transmitidos. Em Psicanálise, esse campo chama-se transferência.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
a.
I e III.
b.
II e III.
c.
Apenas a I.
d.
Apenas a III.
e.
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
c
No início do desenvolvimento, o conhecimento está na busca para compreender o seu lugar sexual no mundo, e o ato de aprender ocorre na relação com uma pessoa e as relações afetivas com essa pessoa são determinantes para seu desenvolvimento. I, II e III estão corretas. Letra E.
Aprendizado de acordo com Freud
"Investigações sexuais infantis": A compreensão da diferença entre feminino/masculino causa uma inquietação que gera o desejo por "saber mais".
Ato de aprender: Pressupõe uma relação com outra pessoa, a que ensina. A posição dessa pessoa pode ou não propiciar o aprendizado. Para Freud, o professor será ouvido se for revestido pelo aluno de uma posição de importância. O importante é a relação de afeto entre ambos.
Em psicanálise essa troca é chamada de transferência. O aluno pode transferir sentimentos de afeição ou de agressividade ao professor. É esse sentimento que dá poder às afirmações do professor.
Esses contextos mostram como no aprendizado é importante que o aluno tenha autonomia, e esta seja bem conduzida pelo professor, para que o aluno elabore conhecimentos, senso crítico e se desenvolva como ser pensante.
Leia mais sobre aprendizagem: https://brainly.com.br/tarefa/37003072
#SPJ2