Freud foi o que se dedicou à compreensão da dinâmica psíquica e formação subjetiva dos indivíduos. Aspectos fundamentais para o processo de aprendizagem. Pensando sobre a formação do psiquismo e o papel da sexualidade, leia as afirmativas a seguir:
Soluções para a tarefa
Conforme sua teoria, as pessoas possuem:
- Pré-consciente: a zona de ligação entre o consciente e inconsciente;
-Consciente: que se caracteriza pelo raciocínio, o pensamento e as percepções;
-Inconsciente: que são os instintos, impulsos e desejos que não se apresentam conscientes (lembrados).
O inconsciente poderá determinar ações de acorda com situações que não foram bem resolvidas no decorrer da vida, porém não estão conscientes para as pessoas.
Uma outra parte da teoria freudiana, corresponde a sexualidade. Conforme o estudioso, existem fases, que devem ser vividas no decorrer da existência, essas liberando o prazer como o principal aspecto.
Conforme Freud, os seres humanos, possuem zonas erógenas, que determinam os estágios do desenvolvimento da sexualidade:
- Estágio oral (0 a 1 ano e meio): A boca é a zona do prazer nesta etapa, sendo também o primeiro vínculo afetivo da criança. É através do contato com a sucção, que a sensação de prazer ocorre.
- Estágio anal (2 anos a 3 anos): A energia libidinal ocorre no ânus, nas nádegas e nos esfíncteres. É um momento de conquista para a criança, controlando seus aspectos psicomotores e controlando o seu corpo (aprendendo a controlar os esfíncteres).
- Estágio fálico (4 aos 5 anos): A forma como os pais lidam com a sexualidade, a relação com a mãe e a curiosidade em relação ao sexo, caracteriza uma fase onde o prazer é encontrado nos órgãos genitais. Esse estágio destaca-se, pelo complexo de Édipo, que é identificado pela atração em relação ao sexo oposto; a identificação com os genitores e a formação do ego.
- Estágio de latência: é um período em que os aspectos morais, sociais e cognitivos estarão em evidencia, ressaltando a relevância da família e da escola.
- Estágio genital: ocorre na adolescência, manifestando-se um instinto sexual exterior intenso, preparando o organismo para a reprodução.
Um outro reforço de Freud e que nos dias de hoje se mostra de grande importância para o desenvolvimento é a relação do ato de conversar, para que tudo aquilo que esta no inconsciente se mostre presente, tornando-se consciente.