Freud define a psicanálise como um procedimento de investigação dos processos psíquicos, os quais, de outra forma, dificilmente seriam acessíveis e que se fundem em uma nova disciplina científica. Outros pensadores discordam dessa visão, preferindo não associar a psicanálise à ciência, justificando que a hipótese do inconsciente não apresenta condições de ser comprovada, o que é imprescindível em qualquer teoria que se pretenda científica. Essas posições expressam duas tendências da configuração dos métodos das ciências humanas. Explique quais são elas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
32
Resposta:
Explicação:
A psicanálise traz a ideia do inconsciente como a parte mais significativa dos processos mentais, influenciando todo o modo de viver dos sujeitos.
Para Freud, o inconsciente é constituído de desejos e pulsões, que reprimidos podem gerar efeitos nocivos à saúde psíquica do sujeito (neuroses).
Ele desenvolveu a análise como um método de cura dessas neuroses. Através da fala, em uma relação entre o analisando (sujeito que se submete à análise) e analista (psicanalista) busca-se a origem dos problemas de ordem psíquica.
Freud afirmava que dar voz ao inconsciente era a forma mais eficaz para a superação de traumas e a cura das desordens nos processos mentais.
Perguntas interessantes
Administração,
4 meses atrás
Sociologia,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
Informática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás