Frequentemente para avaliar o desempenho e as condições de segurança dos metrôs, fiscais contratados pela companhia de transporte, acompanham e monitoram as viagens de dentro de um vagão escolhido ao acaso. Um dos pontos de análise é a aceleração do metrô durante primeiros minutos de movimento. É importante que essa aceleração não seja muito brusca, pois poderá causar danos ao trilho e também poderá derrubar bruscamente os passageiros que viagem em pé, causando sérios problemas.
Através de um aplicativo, o fiscal da companhia de transporte registrou a cada minuto, a velocidade do metrô que ele analisava. O resultado foi: 20 km/h, 26 km/h, 32 km/h e 38 km/h. Pode-se concluir que:
Alternativas:
a)
a aceleração média do metrô é de 6 km/h a cada segundo
b)
o movimento do metrô é uniforme com aceleração constante
c)
a aceleração média do metrô é de 6 km/h a cada minuto
d)
a aceleração média do metrô é de 6 km/h a cada hora
e)
há variação de velocidade porém não é possível calcular a aceleração
Soluções para a tarefa
Resposta:
a
Explicação:
A resposta correta é que o metrô apresenta aceleração constante média de 6km/h a cada minuto (Alternativa c). Podemos verificar pelos valores vistos pelo fiscal da companhia de transporte que a velocidade aumenta 6km a cada minuto, ou seja a variação de velocidade é constante. Com isso, utilizando o conceito de aceleração média, podemos encontrar a aceleração do metrô.
Como é possível estimar a aceleração média?
A aceleração média (a) é calculada relacionando a variação de velocidade (ΔV = Velocidade Final - Velocidade Inicial) em um determinado instante de tempo (t):
a = ΔV/t
Do exercício, temos que:
- Velocidade final = 38 km/h
- Velocidade inicial = 20 km/h
- t = 3 minutos
Logo,
a = (38 - 20)km/h / 3 minutos
a = 18km/h / 3 minutos
a = 6 km/h / 1 minuto
Quando a aceleração é constante, podemos afirmar que o movimento descreve um movimento uniformemente variado.
Quer mais exercícios sobre cinemática, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/47270488
#SPJ2