Frequentemente,a Revolução Cultural é interpretada como '' radical ´´,em função da violencia dos atos.O que foi a Revolução Cultural
==============================================================================
Durante os desentendimentos com os soviéticos,Mao Tsé - Tung encaminhou um programa economico que se revelou um fiasco;o Grande Salto para Frente.O projeto baseava - se em uma tentativa de industrialização forçada,com a instalação de fornos siderúrgicos em áreas rurais,em um híbrido de produção industrial - agrária.Como consequencia,houve um grande retrocesso do avanço do primeiro plano quinquenal;contabilizaram - se milhões de mortes em virtude da queda da produção agrícola.
Nem todos os líderes do Partido Comunista Chines [ PCCh ] aprovaram o desentendimento com Moscou.Muitos também estavam desapontados com os rumos tomados pela economia desde o fracasso do Grande Salto para Frente e da campanha anterior,das Cem Flores,uma iniciativa de Mao vista como tentativa de composição com as varias vertentes ideológicas do PCCh,mas que,na prática,levou a um confronto com os intelectuais do país,provocando forte convulsão social
Soluções para a tarefa
O projeto da Revolução Cultural foi um plano hegemônico que mobilizou as massas chinesas. Esse episódio marcou a perseguição dos dissidentes ao novo regime instaurado.
O objetivo da Revolução Cultural era neutralizar a crescente oposição que faziam ao governo vigente, devido ao fracasso do projeto econômico ''Grande Salto Adiante'', cujos desdobramentos proporcionaram a morte de milhões de pessoas devido à fome generalizada conhecida como a Grande Fome Chinesa.
Diz-se que vêm dessa crise expressões como esta: ''cheguei mais ligeiro do que a fome no comunismo''.
A Revolução ocorria por meio de propagandas e perseguições, mas principalmente, pela censura aos intelectuais que opunham-se à ordem.
Então, em suma, a Revolução Cultural intuía que não ocorressem questionamentos ao Mao Tsé-Tung ou às suas medidas radicais.
Foi boa ;)