Frente Negra Brasileira
Entidade fundada em 16 de setembro de 1931 em São Paulo, com o objetivo de defender os direitos civis do negro. Foi extinta em 1937. A Frente
Negra Brasileira começou a ser articulada em 1928, quando houve uma
tentativa de se realizar um congresso da mocidade negra. O movimento só
se formou, entretanto, no início da década de 1930, tendo como principais
organizadores Arlindo Veiga dos Santos e José Correia Leite. O objetivo da
frente, segundo seus estatutos, era promover a “união política e social da
gente negra nacional, para a afirmação dos direitos históricos da mesma
em virtude de uma atividade moral e material no passado, e para a reivindicação dos seus direitos materiais e políticos atuais na comunhão brasileira”.
A organização seria composta de negros de ambos os sexos, visando “à
elevação moral, intelectual, artística, teórico-profissional e física e à assistência, à proteção e à defesa social, jurídica e econômica do trabalho da
gente negra”. A frente pleiteava também cargos eletivos de representação
para os negros, tendo apresentado aos constituintes de 1933 reivindicações
de igualdade de direitos.
1 Como os escravos foram tratados no final da Escravidão no Brasil?
2 Quais os problemas sociais enfrentados pela população negra?
3 Por que você acredita que estes problemas sociais envolvendo a população negra no Brasil ainda persistem?
4 O que seria o “mito da democracia racial”?
5 Por que teria sido usada a expressão “cousa nojenta” para descrever a presença de utensílios de candomblé na casa, lido no Jornal O Imparcial acima?
Soluções para a tarefa
1 : A Lei Áurea garantiu a liberdade para os escravos de maneira imediata, e os donos de escravos não receberam nenhum tipo de indenização. ... A abolição do trabalho escravo ocorreu por meio da Lei Áurea, aprovada no dia 13 de maio de 1888 com a assinatura da regente do Brasil, a princesa Isabel.
2 : Outro problema que afeta os negros no país é a discriminação racial sofrida por vários deles. Essa discriminação ocorre em praticamente todos os setores da sociedade brasileira. Na internet, por exemplo, milhares de negros são vítimas de ações preconceituosas todos os dias, mesmo que sejam consideradas crime
3 : porque muitas pessoas não tem a consciência de que somos todos iguais independentemente da cor da pele da raça da religião e outros
4 : Para Ronaldo de Sales Júnior, o mito da democracia racial é um mecanismo ideológico que reproduz as relações raciais cristalizadas, impedindo que ocorra um debate público esclarecido e imparcial sobre o racismo. Segundo Fernando Ferreira, "Nosso racismo combina inclusão com exclusão social
5: Pelo fato de as pessoassem conhecer a religião acha isso ali repulsivo... julgam antes de saber
Resposta:
1-A liberdade não assegurou o direito à cidadania aos ex-escravos. Ao contrário. Não garantiu nenhuma forma de os incluir na sociedade. O que os fez ficarem perdidos, sem terras e buscarem subempregos para conseguir viver .Dessa forma, sem um lugar, aqueles que optaram por permanecer nas fazendas que já trabalhavam, se submetiam a trabalhos inóspitos para ter, pelo menos, alguma forma de sobrevivência.
Os que migraram para a cidade não viveram uma realidade muito distante. Com a grande falta de opção, o que sobrava era servir a outros senhores, ou partir para o trabalho informal.
2-Para a sociedade da época, a maioria dos crimes eram ligados aos negros. A associação da origem social com as criminalidades cresceu significativamente naquele tempo (e é refletido até os dias atuais).
Isso foi criando demarcações simbólicas, em que os negros vivam em subúrbios e aglomerados. Enquanto isso, o resto da sociedade desfrutava dos mais diversos privilégios.
3-racismo ;pobreza ;falta de acesso à educação; falta de moradia ;falta de saneamento básico ; falta de reconhecimento da cultura negra
4-Persistem porque somos vistos como pessoas inferiores e criminosos é que não temos o apoio político para que as leis sejam respeitadas , e que isso passe a ser mais do que a lei ,que seja algo natural de que devemos respeitar o próximo independente das suas características.
5-O mito da democracia racial é facilmente confirmado pelas cifras apresentadas pelo próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o maior número de desempregados são negros; o mercado de trabalho é maciçamente ocupado por brancos; a população negra tem o menor nível de escolaridade; os brancos são os que têm mais possibilidade de acesso as universidades.
6-A falta de conhecimento, aliada a fatores históricos, torna a luta contra o preconceito cada vez mais difícil. O Candomblé é uma religião afro-brasileira, com maioria de fiéis negra, o que aumenta o preconceito. “O preconceito com o Candomblé se confunde, de forma muito forte, com o preconceito racial”.