"Frente aos impactos causados pela greve dos caminhoneiros e às incertezas a respeito da retomada do crescimento, 7 a cada 10 brasileiros consideram que a situação econômica do país piorou nos últimos meses. Isso é o que revela a pesquisa Datafolha publicada pelo jornal Folha de SP nesta segunda-feira (11). De acordo com o levantamento, enquanto 72% dos entrevistados apontam a deterioração da situação econômica brasileira, 6% dizem que o quadro nacional melhorou. Quando perguntados sobre a sua situação pessoal, os entrevistados foram mais negativos com relação ao último levantamento. Afinal, 49% disseram ter passado por um retrocesso nos últimos meses, contra 10% que declararam avanços" (CAMARGO, 2018). A opinião pública é pesquisada por várias entidades e com finalidades diferentes. Pesquisa de marcas, nomes de candidatos e campanhas de todo tipo. São vários profissionais que se envolvem numa pesquisa de opinião. Profissionais da comunicação até de políticas públicas. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: CAMARGO, M. Brasil Econômico. Disponível em: . Acesso em: 11 jun. 2018. a) Pesquisas políticas desacreditam na opinião pública como metodologia de questionários e sondagens. b) Este tipo de sondagem pública não contempla uma metodologia confiável suficiente para planejar ações comerciais. c) A construção da opinião pública, atualmente, só é possível de ser medida através de dados matemáticos verificáveis. d) A pesquisa de opinião supera sua condição técnica de observação de comportamento público. Vai além do dado quantitativo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A alternativa D está correta.
Os dados vão além do quantitativo pois a insatisfação da população se dá por diversos fatores dos quais podemos incluir as desigualdades sociais que podem ser entendidas como o principal reflexo da luta de classes, onde a financeiramente mais rica detém a maior parte do capital e a parcela segregada, tende a ter condições básicas ou precárias de vida, fato este exposto por Marx em suas teorias sobre a luta de classes.
Assim, observamos que as desigualdades sociais surgem na medida que o capitalismo floresce sendo uma grande problemática que deve ser sanada por medidas e políticas afirmativas promovidas pelo governo federal.
Outros pontos que se vinculam as desigualdades são:
- A falta oportunidade;
- A escolarização em níveis baixos;
- Falta de saúde, segurança e transporte de qualidade;
- Segregação racial e social, entre outros.
Perguntas interessantes