Frente ao exposto (1) diferencie a gestão educacional e a gestão escolar e (2) indique as possibilidades do uso dos resultados das avaliações externas na gestão escolar.
Você deverá responder às questões propostas levando em consideração as reflexões realizadas no decorrer da disciplina de Gestão Educacional nas teleaulas, nas aulas atividades e ainda no livro. Para fundamentar ainda mais sua resposta, leia o texto intitulado “Avaliação externa e Gestão Escolar: reflexões sobre o uso dos resultados”, de Machado (2012), acesso pelo link
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
O conceito de gestão escolar está voltado “à organização das unidades educacionais, das escolas, portanto a gestão escolar atua para fazer a instituição de ensino funcionar da melhor forma possível. enquanto gestão educacional refere-se à gestão dos sistemas educacionais em todos os níveis”, Vieira (2007, p. 61); esclarece que gestão escolar nos remete à “abrangência dos estabelecimentos de ensino”, enquanto a gestão educacional se situa no “espaço das ações de governo”. A gestão educacional pode ser resumida em uma só palavra: organização. Envolve todos os processos de uma instituição de ensino, desde o administrativo até o pedagógico, cabendo aos gestores criar condições favoráveis as atividades diárias e aumentar a eficiência e aproveitamento do ensino e aprendizado dentro da instituição. Ela é baseada na organização dos sistemas de ensino federal, estadual e municipal, entendendo suas determinações e funções específicas em cada um dos âmbitos citado.
As avaliações externas, fornecem dados que, se apropriados de forma consistente, podem revigorar os contornos da escola pública que realiza a sua função social na sociedade democrática de garantir o ensino-aprendizagem para todos os seus alunos. Porém, a avaliação da escola e a reflexão sobre sua realidade não podem se esgotar nelas, que podem ser tomadas como o ponto de partida para a trajetória da escola rumo à sua avaliação institucional, que não pode prescindir de uma auto avaliação. Utilizar os resultados das avaliações externas significa compreendê-los não como um fim em si mesmo, mas sim como possibilidade de associá-los às transformações necessárias no sentido de fortalecer a escola pública democrática, que é aquela que se organiza para garantir a aprendizagem de todos.