Artes, perguntado por joelmasilva1777, 8 meses atrás

Freire deixou um grande legado para a humanidade. Ele é o brasileiro com mais títulos de Doutor Honoris Causa de diversas universidades. Ao todo são 41 instituições, entre elas, Harvard, Cambridge e Oxford.
Dentre os livros mais conhecidos estão a Educação como Prática da Liberdade e a Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire que morreu em 2 de maio de 1997, em São Paulo, vítima de um infarto agudo do miocárdio.
Elabore um breve relato sobre qual é a importância da obra de Paulo Freire e o que o tornou o terceiro autor mais citados em trabalhos acadêmicos no mundo?

Soluções para a tarefa

Respondido por Dricatco
11

Resposta:

Numa época em que não se educavam adultos, Paulo Freire desenvolveu uma metodologia de alfabetização de alfabetizava a partir da realidade, e da conscientização política, devido principalmente do contato de Freire com as ideias da escolas marxistas sobre aprendizado colaborativo. Aqui não estamos julgando ideologias politicas, mas o efeitos reais da metodologia de Freire, que foi exilado por alfabetizar e descortinar a necessidade de pensar (refletir a realidade) para se tornar um cidadão pleno, o que torna seu método de alfabetização de adultos revolucionário e perigoso. A conscientização é parte do letramento nas disciplinas (a utilização do conhecimento), não apenas o conhecimento dos signos.  

A Metodologia de Freire ia de encontro as teorias do sociointeracionismo de Wygosky, das aulas mais animadas da Wallon, respeitando ainda as orientações do desenvolvimento de Piaget. Paulo Freire e respeitado porque onde suas metodologias foram aplicadas tiveram o efeito desejado, o que não aconteceu em seu próprio pais, sendo motivo de sua grande tristeza.  

Independente de  ideologias partidárias, uma aula dialogada, numa sala onde o aluno tem liberdade e autonomia para ajudar a construir seu aprendizado e muito mais efetiva do que outra onde o professor e o centro do conhecimento (postura totalmente contrária a sociedade compartilhada e colaborativa em que vivemos).  

Explicação:

Perguntas interessantes