Frederick Irving Herzberg foi um psicólogo e influente professor de gestão empresarial americano. Nascido dia 18 de abril de 1923 em Massachusetts, graduou-se na City College em Nova York e fez pós-graduação na Universidade de Pittsburgh. Quando não estava estudando, dava aulas de psicologia na Case Western Reserve, em Cleveland. Herzberg era tão admirado em sua área, que seus livros e artigos ganharam a atenção de pessoas como Douglas McGregor e Abraham Maslow, ambos importantes estudiosos de relações humanas.
O seu trabalho de maior relevância é a Teoria dos Dois Fatores, que foi publicada em seu livro “A Motivação para Trabalhar”. Nessa teoria, ele explica que são dois os fatores responsáveis pela satisfação e motivação das pessoas em um ambiente corporativo. Sua teoria teve por base entrevistas realizadas com diversos profissionais da área industrial de Pittsburgh (Pensilvânia, Estados Unidos). O objetivo do estudo era identificar os fatores que causavam a satisfação e a insatisfação dos funcionários em seu ambiente de trabalho. Dessa forma, ele utilizou questionamentos sobre o que agradava e o que desagradava cada um dos trabalhadores nas empresas nas quais atuavam. Sua teoria é de extrema importância para o estudo do comportamento, motivação e satisfação das pessoas nas organizações.
MARQUES, J.R. Conheça a Teoria de Herzberg. IBC, 2019. Disponível em: . Acesso em: 01 Mai. 2021.
Considerando o fragmento de texto acima e os estudos da disciplina sobre a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg, analise as proposições a seguir e a relação entre elas.
I. Para conceituar a motivação do funcionário no contexto de trabalho, Herzberg distinguiu a mesma em dois fatores, o extrínseco e o intrínseco, sendo o extrínseco relacionado ao indivíduo e, portanto, baseado na auto realização que permite o indivíduo desenvolver o seu potencial intelectual e criativo e que estão relacionadas aos fatores motivacionais que os levam a agir com maior autonomia e responsabilidade.
PORQUE,
II. O fator intrínseco refere-se às causas de adequação das necessidades, dentre elas: supervisão, relações interpessoais, condições físicas de trabalho, entre outras. Sendo assim, são considerados fatores internos que o trabalhador busca para desempenhar suas atividades e receber o retorno financeiro denominado como fatores manutenção ou higiênicos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento correto da I.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é um complemento correto da I.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 1
Explicação:
Página 84 e 85 do livro Psicologia Organizacional (Unicesumar)
Sobre a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg:
Alternativa 1: As asserções I e II são proposições falsas.
A divisão feita com Herzberg na teoria dos dois fatores é em fatores higienistas e fatores motivadores, a motivação aqui é tratada nas necessidades do colaborador (fatores higienistas) e pelos fatores profissionais (motivadores).
A motivação se origina da percepção de suprimento das necessidades descritas na pirâmide de Maslow e na percepção de evolução profissional, com reconhecimento, melhor salario e condições de trabalho.
A divisão entre fatores intrínsecos e extrínsecos não se relacionam com as ideias de Herzberg.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/24427265
As asserções I e II são proposições falsas.(Já corrigida)
As asserções I e II são proposições falsas.(Já corrigida)