Frases de prevenção ao suicidio "Não desista, vá em frente, sempre há uma chance de você tropeçar em algo maravilhoso." (Charles F. Kettering) "Enfrente a vida e não desista dela, a vida não pode parar, sempre haverá um sonho para se realizar." (Amanda Moreira da Silva Dias) "Não desista do amor, não desista de amar, não se entregue à dor, porque ela um dia vai passar." (Padre Fåbio de Melo) Elabore uma frase, para uma pessoa que possa vir a procurá-lo(a), para ouvir uma palavra amiga, porque está passando por uma depressão e evitar o suicidio.
Escreve uma frase, que possa consolar alguém, em um momento de depressão, para ajudá-la a não cometer o suicidio.
me ajuda!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
''Não desista da vida, aguente firme, pois tudo irá passar e irá ficar tudo bem''
Explicação:
– Seja pró-ativo nos seus cuidados
A melhor coisa que você pode fazer para alguém com depressão é apoiar o seu tratamento. Diga a seu amigo ou amado que a depressão é um distúrbio grave e que ignorá-lo não o fará desaparecer.
Quando alguém sofre um acidente e quebra uma perna, rapidamente levamos esta pessoa para um hospital. Quando alguém tem depressão, este indivíduo também precisa de cuidados médicos e psicológicos. Recomende a visita a um psicólogo, busque profissionais da sua confiança e incentive seu ente querido a se cuidar.
– Fale sobre a depressão
Deixe-os saber que você e outros se preocupam com eles e estão disponíveis para apoio. Ofereça-se para encaminhá-los para um tratamento ou, se eles quiserem falar com você sobre como eles estão se sentindo, saiba ouvir. Acolha, escute ativamente e esteja atento.
Este acolhimento pode reduzir o risco de suicídio. Ouça atentamente os sinais de desesperança e pessimismo, e não tenha medo de chamar um psicólogo ou mesmo levá-los para uma clínica, se a sua segurança estiver em questão.
– Mantenha contato
Ligue ou visite a pessoa. Não deixe de convidá-la para se juntar a você em atividades diárias. Pessoas que estão deprimidas tendem a ficar isoladas porque não querem “incomodar” outras pessoas.
Talvez seja necessário ser enfático e trabalhar mais duro para apoiar e envolver alguém que esteja deprimido.
Atividades que promovem um sentimento de realização, recompensa ou prazer são diretamente úteis para melhorar a depressão. Escolha algo que a pessoa ache interessante. Ainda assim, tenha em mente que eles podem não se sentir interessados na atividade imediatamente.
Rotinas que promovem o exercício, nutrição e uma quantidade saudável de sono são úteis.
– Incentive a prática de atividades prazerosas
Convide seu amigo para realizar algumas atividades ao ar livre. Uma caminhada, um passeio de bicicleta e até mesmo um piquenique no parque. Um pouco de caminhada e exercício físico já contribuirá para a liberação de hormônios do prazer como a endorfina e dopamina.
Estimular a participação em aulas como pilates, yoga, meditação, música ou coisas mais divertidas como o slack podem proporcionar momentos de alegria e algumas risadas. Um convite para um cinema, um passeio em uma livraria e uma visita a um local relacionado à espiritualidade podem funcionar também. O importante é nutrir as necessidades físicas, espirituais ou emocionais.
– Concentre-se em metas pequenas
Uma pessoa deprimida pode perguntar: “Porque você se preocupa comigo? Porque eu deveria sair da cama hoje?” Você pode ajudar a responder a essas perguntas e oferecer um reforço positivo.
A introspecção depressiva e a passividade podem ser reduzidas através de um incentivo. Trabalhe para estimular um sentimento de recompensa ao atingir pequenos objetivos. Pontue e elogie pequenas realizações diárias – até mesmo algo tão simples quanto sair da cama.
– Encontrar serviços de apoio
Use serviços de apoio em sua comunidade ou recursos on-line. Plataformas como a Vittude podem ajudá-lo a encontrar os especialistas certos para consultar sobre o tratamento da depressão. Organizações como o CVV (Centro de Valorização da Vida) também podem ser úteis em casos de pensamento suicida.
Algumas pessoas com depressão podem não reconhecer que estão deprimidas. Explique-lhes que a condição pode ficar progressivamente pior, até mesmo se tornar crônica, se não tratada precocemente. Por isso, vale a pena investigar serviços de apoio e especialistas.
– Faça terapia
Para compreender o que se passa com uma pessoa querida é importante que você se conheça bem. O autoconhecimento o deixará preparado para lidar com as suas emoções e com as de seu amigo. Muitas vezes, quando estamos em um processo de escuta ativa, os relatos do nosso interlocutor podem acionar pontos do nosso inconsciente. Nesse momento, precisamos saber o que exatamente é do outro e o que é nosso.
Quanto mais estabilizado emocionalmente você estiver, mais preparado estará para ouvir, refletir e ajudar.
– Saiba o momento de ficar em silêncio
Em alguns momentos pode ser necessário apenas um abraço e o silêncio ao lado do seu amigo. Um colo, cafuné e um momento de acolhimento e carinho. Um abraço apertado pode valer mais do que muitas palavras.
Saiba também o momento certo de se despedir e dar um espaço para que a pessoa respire.