Franz boas pensa as culturas a partir de suas singularidades. Ao não partir de um modelo universal, ele sustenta então o relativismo coo lente para se compreender a essência das culturas. Sobre o relativismo cultural, marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.
( ) O relativismo cultural está relacionado a uma forma de medir o grau de desenvolvimento de uma cultura em relação a posição relativa a outra.
( ) O relativismo cultural consiste em na avaliação e compreensão de uma cultura a partir de seus próprios elementos constitutivos,
( ) Ao não comparar uma cultura a outra podemos compreender sua singularidade e a sua constituição histórica própria.
( ) O relativismo cultural consiste na tentativa de destruir a referência de verdade na sociedade ocidental.
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
A a) F, V, F, F
B b) V, F, V, V
C c) F, V, F, V
D d) V, F, F, F
E e) F, V, V, F
Soluções para a tarefa
A alternativa E está correta.
O relativismo cultural pode ser entendido como uma teoria da antropologia que nota as diferentes culturas como sem julgamentos, ou seja, uma visão que se opõe ao etnocentrismo que coloca uma "raça" como soberana a outra.
Além disso, o relativismo cultural é importante pois entendendo essa escola de pensamento, nós enquanto indivíduos não devemos julgar nenhuma cultura, nem da sociedade moderna, quanto as antigas.
Resposta:
Alternativa correta letra E
Explicação:
O relativismo de Boas nos convida a compreender uma cultura a partir de sua lógica interna, sem valoração de mais ou menos desenvolvida em relação a outras. Com isso compreendemos as condições contingentes de sua história e a formação do sistema de significados que sustenta suas interações sociais e a atmosfera intersubjetiva que os consolida como sociedade. Não há como pensar uma lei ou verdade universal pela qual possam ser avaliadas as complexidades culturais distintas em sua formação. Aula 4; Tema 4;