Franquias: De qual forma os franqueados conseguem lucar essa modalidade de negócio
Soluções para a tarefa
1 - Aumento de rentabilidade e redução de custos:
O franqueador beneficia-se dos recursos financeiros do seu franqueado para expandir a sua rede. Com o objetivo de aumentar a sua rentabilidade, o franqueado busca também auxiliar no controle das despesas. Ficam evidentes, também, as vantagens obtidas com as economias de escala, da central de compras e de distribuição do franqueador, já que as compras aumentarão de quantidade, reduzindo os seus custos.
2 - Rapidez na expansão:
Contando com o capital e a força de trabalho de cada franqueado para a instalação e operação das respectivas unidades de ponto de venda, torna-se possível a ampliação da rede de pontos de varejo, em um ritmo muito mais veloz do que aquele que o franqueador poderia alcançar caso dependesse apenas de recursos próprios.
3- Diminuição nas responsabilidades e nos problemas de ordem trabalhista:
Apesar do auxílio, a orientação e o know-how do franqueador, a administração dos pontos de vendas ficará a cargo dos franqueados.
Sendo cada franqueado juridicamente independente do franqueador, a responsabilidade com relação aos empregados que trabalham em cada ponto de varejo cabe inteiramente, a princípio, ao franqueado que atua neste ponto.
Artigo na íntegra: https://jus.com.br/artigos/32201/o-contrato-de-franquia-vantagens-e-desvantagens