Franquia ou franchising empresarial é o sistema pelo qual o franqueador (dono da franquia) cede ao franqueado (pessoa com o desejo de abrir a franquia) o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços. A franquia é um modelo de negócio muito interessante para os empreendedores, pois permite o uso de uma marca já consolidada, testada e padronizada, diminuindo assim os riscos e problemas de administração.
Computadores, telefones e acessórios. Já imaginou uma empresa sem eles? Por consequência dessa dependência, as franquias de informática e acessórios ganham espaço no mercado e se mostram uma boa opção para quem quer investir em uma franquia de serviços. Nos dias de hoje, é muito difícil imaginar um negócio sem equipamentos e software, por isso as franquias deste setor crescem a cada ano. Como já aprendemos, as franquias têm papel de destaque em muitos negócios.
Considerando as informações acima, elabore sua resposta e mantenha uma média entre 10 e 15 linhas, em um texto dissertativo que esclareça o conceito de franquia de negócio.
Soluções para a tarefa
Para responder corretamente devemos ter em mente o conceito de franquia de negócios.
Franquia
É um sistema de administração onde o franqueador oferece licença para o franqueado utilizar da sua marca.
Essa licença é obtida em conjunto com os aspectos particulares da marca, como:
- uso da marca
- patente
- infraestrutura
- "know-how" (modo de funcionar)
A transferência da formula do negócio se dá por meio de treinamento para os colaboradores. A publicidade e técnicas de marketing também são transferidas.
Uma característica da franquia é de ser um investimento que não se inicia do zero. Você compra uma fórmula, já testada e com resultados aparentes. Claro que cada ponto terá suas particularidades, mas a fórmula que deu certo estará ao seu dispor.
Seus funcionários serão treinados, o slogan, o marketing e tudo o mais será apenas repassado a vocês, muita preocupação a menos.
Saiba mais sobre franquias em: https://brainly.com.br/tarefa/49171960
#SPJ2
Resposta:
O que é franchising?
Explicação:
O que é o franchising?
O franchising é um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso fornecida pelo proprietário de uma marca (o franqueador) a um investidor (o franqueado). Assim, ele pode replicar em diferentes locais um formato reconhecido e bem-sucedido de exploração de mercado.
Para exemplificar, podemos citar redes de franquias que você com certeza já se deparou em algum shopping ou estabelecimento comercial, como Yogoberry, Calzoon e Maria Açaí. A grande característica do modelo de franquias está no fato de como elas funcionam da mesma maneira e qualidade independente da região ou responsável pela unidade. Isto é, a padronização que fundamenta o franchising.
O processo para se tornar um franqueado de uma marca é bastante único, incluindo até mesmo entrevistas e uma seleção de acordo com um perfil estipulado pela rede franqueadora. Além disso, um dos motivos que faz com que o formato se torne cada vez mais popular são as responsabilidades e possibilidades que rodeiam o franchising.
Por exemplo, o franqueador deve oferecer suporte e orientação contínuos, possibilitando o ingresso de empreendedores iniciantes na rede e facilitando o sucesso do franqueado. Em troca, o franqueado paga uma parcela do faturamento da unidade ao franqueador, com uma dessas taxas sendo conhecida como os famosos royalties.
Como o franchising funciona
O franchising funciona à base de uma relação de interdependência entre a marca e o investidor. As unidades da rede são gerenciadas pelos franqueados, que representam a parte que investe e trabalha efetivamente em cada uma das lojas. Em decorrência do uso da imagem da marca e da utilização do know-how do negócio, é comum a cobrança de taxas por parte da rede.
A rede franqueadora, por sua vez, é responsável por fornecer suporte aos franqueados. As informações transmitidas estão relacionadas aos mais diversos âmbitos do negócio e abrangem desde as tarefas operacionais relacionadas à produção, podendo ir até as questões relacionadas à gestão administrativa, contábil e financeira.
A transmissão de conhecimento pode ocorrer por meio da disponibilização de manuais e treinamentos, EAD ou presenciais. O objetivo é preparar o empreendedor para que ele conheça profundamente a marca, sua estrutura, seu modelo de negócio e o know-how necessário para levar o empreendimento adiante.
História do franchising
Um bom lugar para detalhar ainda mais o que o modelo de franquias traz e representa está na própria história do franchising. Por isso, podemos voltar às origens do sistema ainda no século XIX, mais especificamente a partir de 1850 nos Estados Unidos.
As franquias, da forma que conhecemos hoje, começaram a partir de uma ideia da fabricante de máquinas de costura Singer Sewing Machine Company. Pensando em aumentar suas vendas, a empresa passou a outorgar licenças de uso da marca e métodos para comerciantes interessados em revender seus produtos em outras regiões do país.
Alguns anos depois, em 1898, a General Motors seguiu a mesma trajetória e iniciou a expansão de seus pontos de venda, criando o conceito de “concessionária de veículos”. Ainda no período, a famosa Coca-Cola criou a sua primeira franquia de fabricação ao disponibilizar licenças para que empresários pudessem produzir e comercializar seus refrigerantes em outros locais e passou a operar no franchising.
No Brasil, a primeira franquia surgiu em 1954, na cidade de São Paulo, principalmente com escolas de idiomas como a Yázigi Internexus. Naquela época, o negócio ainda não era tão bem estruturado como é hoje.
Porém, a partir da década de 1970, o modelo de franchising ficou mais organizado e marcas de segmentos diversos começaram a adotá-lo como estratégia de expansão. Exemplos notáveis são Água de Cheiro, Ellus e O Boticário. Ainda no mesmo período, começaram a chegar ao Brasil algumas marcas norte-americanas como McDonald’s, seguindo a estratégia de internacionalização.
Também foi na época que surgiram os primeiros shoppings no país. Com isso, as redes de varejo nas áreas de confecção, acessórios e cosméticos viram a oportunidade de expandir território. Então, começaram a aproveitar as vantagens do franchising para o fortalecimento das estratégias de interiorização no mercado brasileiro.