Artes, perguntado por giovannaleite2002lei, 1 ano atrás

Frankfurt qual a sua importância para Arte?Frankfurt, qual a sua importância para Arte?

Soluções para a tarefa

Respondido por rogeniepelagie
3

A Escola de Frankfurt consistia em um grupo de intelectuais que na primeira metade do século passado produzia um pensamento conhecido como Teoria Crítica. Dentre eles temos Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse e Walter Benjamim. Com a II Guerra Mundial, eles saíram de Frankfurt, na Alemanha, para se refugiar nos Estados Unidos, voltando apenas na década de 50.


Na Europa do início do século XX, os rumos e os resultados a que se chegaram com os feitos políticos em nome do proletariado e de uma ideologia marxista começaram a ser reavaliados por alguns intelectuais. A ideia de que a luta entre burgueses e proletariado iria resolver as coisas era questionada ao se perceber o crescimento de uma classe média. Segundo consta, esta geração (subsequente aos primeiros marxistas) que conciliava a teoria (o trabalho intelectual) com o comando do partido socialista tinha o mal-estar de não possuir uma definição exata do marxismo.


O marxismo até então era consenso no Partido da Social Democracia, o qual entendia teoria e prática como palavras sinônimas. Por volta de 1900, ocorreu uma espécie de clivagem, na qual as duas partes (teoria e prática) discutiam a realidade e os rumos do marxismo. O contexto europeu da primeira metade do século será fundamental para se compreender as bases do que veio a ser o “marxismo ocidental” como resposta aos impasses teóricos e políticos. Segundo Perry Anderson, o fascismo e o stalinismo foram as duas grandes tragédias que, de formas diferentes, se abateram sobre o movimento operário europeu no período entreguerras e que, juntos, pulverizaram e destruíram os potenciais criadores de uma teoria marxista nativa ligada à prática das massas do proletariado ocidental.


Respondido por adrieljanuario
7

A arte é uma autêntica e inequívoca expressão e produto final de um grande campo das habilidades humanas. Portanto a arte tem um valor antropológico, à medida que servirá como registro e informação da sociedade que a produziu.  

A arte é também do ponto de vista psicológico a sublimação de nossos recalques, em termos menos técnico, a arte é uma das vias pela qual o ego faz uso para extravasar alguma ou algumas energias (catexias) direcionadas para um objeto inexistente ou perdido. Veja o caso de pessoas que depois de um grande trauma descobrem grande prazer nas artes. Nesse sentido a arte tem um valor psicoterapêutico.  

A arte também serve para legitimar nossas impressões e opiniões sobre aquilo que nos cerca de forma a poder através dela interagirmos com os demais. Logo a arte tem um valor social à medida que integra as pessoas dentro do meio.

Perguntas interessantes