Francisco Dornelles assistiu pela televisão, na Fra minça, ao comício da Central do Brasil, em 13 de março de 1964. Jango decretou a nacionalização de refinarias de petróleo, o congelamento dos preços dos aluguéis e a desapropriação de terras às margens de rodovias federais para a reforma agrária. “A revolução comunista no Brasil começou hoje”, disse um colega de Dornelles, membro do Partido Comunista na Bulgária. “Ele anunciou coisas que, na Bulgária, levamos anos para conseguir. Os adversários acabarão com ele.” (13 Questões sobre a Ditadura no Brasil, Adaptado da Revista Época, 31/03/2014. Consultado em 17.07.20.). Segundo podemos ler no texto, qual seria o principal motivo para a os militares terem aplicado o golpe em 1964? *
20 pontos
a) O medo de uma revolução comunista no Brasil, dentro do contexto da Guerra Fria, que uniu políticos de direita, militares e americanos.
b) O temor de uma invasão militar no Brasil de países do bloco do leste europeu como a Bulgária.
c) A política externa de Jango que privilegiava as relações sul-sul em detrimento do intercâmbio com os ditos países desenvolvidos.
d) A interferência da União Soviética nos assuntos internos brasileiros que assustava os setores nacionalistas.
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra A - O medo de uma revolução comunista no Brasil, dentro do contexto da Guerra Fria, que uniu políticos de direita, militares e americanos.
Explicação: Segundo podemos ler do texto, ao anunciar as reformas de base, Jango despertaria o medo na elite em fazer uma revolução comunista. A observação do colega búlgara profética, pois foi exatamente isso o que aconteceu.
O principal motivo para os militares terem aplicado o golpe em 1964 foi: a) O medo de uma revolução comunista no Brasil, dentro do contexto da Guerra Fria, que uniu políticos de direita, militares e americanos.
A ditadura civil militar brasileira consiste em um período que foi instaurado no dia 1 de abril de 1964 e perdurou até o dia 15 de março de 1985. Nesse período, houveram sucessivos governos militares.
Caracteriza-se pelo caráter autoritário e nacionalista, que começou a partir de um golpe militar que derrubou o governo democraticamente eleito de João Goulart. Durante a ditadura militar houve grande restrição a liberdade, repressão e censura aos opositores.
O golpe civil-militar de 1964 ocorreu, em especial, pelo medo da ameaça do comunismo representada pelo presidente João Goulart, em um período no contexto da Guerra Fria.
Saiba mais sobre o golpe civil-militar de 1964 em: brainly.com.br/tarefa/24214303
Bons estudos!