Fragmentos de pré-socráticos:
Alguns dos que afirmam um só princípio de movimento — Aristóteles, propriamente, chama os de
físicos — consideram que ele é limitado; assim Tales de Mileto, filho de Examias, e Hipão, que parece ter
sido ateu, afirmavam que água é o princípio, tendo sido levados a isso pelas (coisas) que lhes apareciam
segundo a sensação; pois o quente vive com o úmido, as coisas mortas ressecam-se, as sementes de todas as
coisas são úmidas e todo alimento é suculento. Donde é cada coisa, disso se alimenta naturalmente: água é o
princípio da natureza úmida e é continente de todas as coisas; por isso supuseram que a água é princípio de
tudo e afirmaram que a terra está deitada sobre ela. Os que supõem um só elemento afirmam-no ilimitado em
extensão, como Tales diz da água.
(...) Os pontos particulares de sua doutrina são os seguintes: fogo é o elemento e "todas as coisas são permutas
de fogo" (fragmento 90), originadas por rarefação e condensação; mas nada explica com clareza. Tudo se
origina por oposição e tudo flui como um rio (cf. fragmentos 12, 91), e limitado é o todo e um só cosmo há;
nasce ele de fogo e de novo é por fogo consumido, em períodos determinados, por toda a eternidade. E isto se
processa segundo o destino. Dos contrários, o que leva a gênese chama-se guerra e discórdia (cf. fragmento
80), e o que leva a conflagração, concórdia e paz, e a mudança é um caminho para cima e para baixo, e segundo
ela se origina o cosmo. (9) Condensado o fogo se umidifica, e com mais consistência torna-se água, e esta,
solidificando-se, passa a terra; e este é o caminho para baixo. Inversamente, a terra se derrete e se transforma
em água, e desta se formam as outras coisas que ele refere quase todas à evaporação do mar, e este é o caminho
para cima. (...) [DIOGENES LAÉRCIO, IX, 1 — 17 (DK 22 A 1)]
Heráclito diz em alguma passagem que todas as coisas se movem e nada permanece imóvel. E, ao
comparar os seres com a corrente de um rio, afirma que não poderia entrar duas vezes num mesmo rio(cf.
fragmentos 91, 12). — Aécio, I, 23, 7; Heráclito retira do universo a tranqüilidade e a estabilidade, pois isso é
próprio dos mortos; e atribuía movimento a todos os seres, eterno aos eternos, perecível aos perecíveis.
Mas se os partidários do imobilismo do todo nos parecem dizer mais a verdade, havemos de procurar junto
deles nosso refúgio contra os que fazem mover-se o imóvel. — Sexto Empírico, Contra os Matemáticos, X,
46: (O movimento) não existe segundo os filósofos da escola de Parmênides e de Melisso. Aristóteles, num
de seus diálogos relacionados à posição de Platão, os chama de imobilistas e não-físicos; imobilistas, porque
são partidários da imobilidade; e não-físicos, porque a natureza é princípio de movimento, que eles negam,
afirmando que nada se move.
1. Com base na leitura complementar "Fragmentos de pré-socráticos":
a) Compare a posição de Tales de Mileto e de Heráclito.
b) Compare a posição de Heráclito e de Parmênides
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Em uma caixa de presente em formato circular, cujo diâmetro da circunferência mede 10 centímetros, Júlia colocará uma fita para contornar a caixa. Ela precisa comprar fita em quantidade suficiente para 19 caixas e sabe-se que a fita e vendida por metro inteiro. Quantos metros Júlia precisará comprar?
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