Português, perguntado por gabrielamartins5, 4 meses atrás

fragmento de fernando pessoa publicado pelo heteronimo alvaro de campos nome do fragmento acordar a. A qual genero textual esse texto pertence? justifique sua resposta b. Quais os sentimentos descritos no texto? c. a metonímia e metáfora são duas figuras de linguagem muito utilizadas nas produções literárias localize, no texto, um exemplo de cada uma dessas figuras d. além dessas,quais outras figuras de linguagem voce conseguiu localizar ? e. qual a concepção do autor sobre personalidade? f. segundo fernando pessoa, qual a importancia do espaço no qual vivemos? g. você concorda com a linha de raciocínio do autor ? por quê?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por jaquersantana
44

Resposta

a) Trata-se de um poema, visto que tem sua estrutura usual, formada por versos e estrofes,

b) No poema, há uma multiplicidade de sentimentos, que acompanha a multiplicidade de ambientes descritos, preponderando o sentimento de solidão, em contraste com a multidão observada.

c) Metonímia: "Acordar da cidade de Lisboa, mais tarde do que as outras..." (Utiliza-se o todo, "cidade de Lisboa", para falar da multidão que a movimenta);

Metáfora: "E o meu coração é um albergue aberto toda a noite" (Utiliza-se a expressão "albergue aberto" para comparar ao coração).

d) Identifiquei também a prosopopeia em: "...a luz estremece a erguer-se".

e) Concepção de identidade e sensibilidade.

f) Para Pessoa, o espaço no qual vivemos se mistura a nós e vice-versa, as implicações do espaço em nós não são possíveis de dimensionar, portanto, o espaço que habitamos é extremamente importante.

g) [resposta pessoal] Concordo sim com o raciocínio do poeta, visto que somos seres sensíveis, e os incentivos internos e externos possuem limites intangíveis.

Bons estudos!

Respondido por alanasantosf
1

A) O texto pertence ao gênero textual poema.

Como identificar o gênero textual?

Os gêneros textuais são classificados de acordo com as linguagens utilizadas, características do texto, assim como sua estrutura. Desta forma, os poemas podem se apresentar divididos em estrofes, assim como o poema de  Fernando Pessoa, em que suas estrofes apresentam em média 6 versos (linhas).

Leia mais sobre gêneros textuais em: https://brainly.com.br/tarefa/20529508

B) No texto é possível observar sentimentos de solidão, entusiasmo e alívio.

Sentimentos do texto

No texto é possível notar uma grande quantidade de descrições de sentimentos, que são vistos por todo o texto quando o autor descreve sobre o local observado. Além disso, é possível observar um novo sentimento, o de solidão, que fica evidente devido o contraste com a multidão observada.

Leia mais sobre sentimentos em: https://brainly.com.br/tarefa/38536371

C) A metonímia pode ser observada em "E no meio de tudo a gare, que nunca dorme", enquanto que a metáfora pode ser observada no trecho "E o meu coração é um albergue aberto toda a noite."

Metonímia X Metáfora

A metonímia e a metáfora são figuras de linguagem, que apesar de possuírem semelhanças, sua utilização ocorre de formas diferentes. Na metonímia, é possível notar a substituição de uma palavra por outra, como no trecho que a palavra "gare" foi empregada.

Enquanto que na metáfora, nota-se a utilização de palavras distintas mas que ao serem comparadas indicam semelhanças, como no texto, em que o autor indica a semelhança entre seu coração e o albergue.

Leia mais sobre metáfora e metonímia: https://brainly.com.br/tarefa/24631049

D) Outras figuras de linguagem observadas são:  prosopopeia e comparação.

Figuras de Linguagem

No texto é possível observar também a comparação, uma figura de linguagem em que se tem uma analogia clara entre os termos, indicados pela palavra "como", presente no trecho:

  • "E no meio de tudo a gare, que nunca dorme, Como um coração que tem que pulsar através da vigília e do sono".

Além disso, também é possível notar a prosopopeia, em que se observar sentimentos humanos em objetos, como no trecho:

  • "(...) a luz estremece a erguer-se".

Leia mais sobre figuras de linguagem em: https://brainly.com.br/tarefa/13866493

E) O autor descreve a personalidade através das experiências e vivências

Compreendendo o trecho

Na última estrofe do poema é possível observar a concepção apontada pelo autor sobre sua personalidade, em que afirma ser aumentada através de seu amor aos elementos da cidade, assim como seu ânimo para a troca de experiências. Portanto, indicando os sentimentos e novas possibilidades.

Leia mais sobre personalidade em: https://brainly.com.br/tarefa/15901455

F) De acordo com Fernando Pessoa o espaço é fundamental, em que através dele novas trocas são possibilitadas, em que seus elementos se agregam as pessoas.

Percepção do autor

Em todo o texto é possível notar a percepção apontada pelo autor sobre o espaço em que se encontra, sendo de muita importância, já que é capaz de moldar as pessoas. O autor também aponta as misturas e experiências possibilitadas pelos ambientes, capazes de influenciar na personalidade das pessoas, e estas são cpazes de influnciar os próprios locais, como a cidade de Lisboa.

Leia mais sobre interpretação de texto em: https://brainly.com.br/tarefa/20529241

G) Se trata de uma resposta pessoal, porém a linha de raciocínio utilizada pelo autor pode ser sim considerada, já que a sensibilidade pode ser também constituída pelos ambientes.

Construir uma opinião

Para construir uma opinião sobre o texto é importante considerar os aspectos pessoais sobre o tema em questão, em que indica as múltiplas possibilidades sobre os ambientes em que as pessoas se encontram, se estes são capaz de gerar novos sentimentos e possibilidades.

Leia mais sobre artigos de opinião em: https://brainly.com.br/tarefa/2431255

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes