Filosofia, perguntado por matheuscardoso13, 1 ano atrás

Foucault analisa diversas formas que o poder se encontra inserido no cotidiano vivido pelas pessoas nos diversos âmbitos. Assim algumas das suas concepções de microfísica do poder é que o poder é exercido através das relações e das redes de conexões. (MENDES, 2016, p.47) Considerando o texto acima existe uma frase que é a síntese da sociedade de controle, que espalha câmeras de vigilância por todo lado. Sabendo que há controle, deixamos de fazer coisas que talvez fizéssemos se não estivéssemos sob vigilância. E muitas vezes nos apropriamos desses mecanismos, sendo nós mesmos instrumento de controle do outro. A frase a que o texto se refere chama-se: Resposta: (A) Tente mover o mundo. (B) Respeito é bom e eu gosto. (C) A vida é o antídoto da morte. (D) Sorria, você está sendo filmado. (E) Ser bom é fácil. O difícil é ser justo.

Soluções para a tarefa

Respondido por marigiz
6
Olá.

A frase que sintetiza o conceito da sociedade de controle é "Sorria, você está sendo filmado". Segundo Foucault, a vigilância dos corpos e o controle das pessoas no tempo e no espaço, são estratégias utilizadas pelas relações de poder para garantir a docilização dos indivíduos (referidos como "corpos dóceis") e torná-los úteis à sociedade.
A expressão "sociedade de controle" foi usada pelo filósofo Deleuze, que relacionava o desenvolvimento tecnológico ao controle social.

Os mecanismos de vigilância se desenvolveram e passaram de um caráter institucional para o de uma vigilância geral. A proliferação de câmeras de vídeo em muitos espaços, por exemplo, de aparelhos celulares, e a comunicação pela Internet, facilitaram o exercício de mecanismos de vigilância e de controle cada vez mais fortes.


Perguntas interessantes