Fotos da memória Às vezes tiramos uma foto apenas com os olhos. Uma pequena foto, um instantâneo que condensa toda a ternura por alguém que amamos e que fica num cantinho da memória por toda vida! Certas ocasiões é uma sequência de fotos, uma outra imagem, uma risada, uma careta, um gesto tão pequeno que não se pode contar para alguém por que não saberíamos como fazê-lo. É apenas um instantâneo! Quanto mais rica a nossa vida afetiva, mais instantâneos teremos guardados. Ah! Que coisa mais gostosa quando nos vêm à memória. Que alegria trazê-los de volta. A nascente na casa da nona1, [...] o pai chegando à noitinha. Imagens tão fugazes que se você não ficar atento, quase não dá para perceber. O primeiro amor, quando olho no olho ele disse que me amava! [...]
E a comida? Vejo a panela de molho de macarrão fervendo, e o cheirinho…
Bem às vezes nossa memória também nos trai e traz acontecimentos que guardamos bem lá no fundo, e que gostaríamos de esquecer, mas assim mesmo aparecem.
Esses não são apenas instantes, são fatos vividos, que nos fizeram evoluir. Mas se vão também…
E assim vamos formando o nosso álbum pessoal, que nos traz vez ou outra a vida que vivemos.
Não a vida pensada, sonhada, mas apenas a vida vivida.
No trecho “Quanto mais rica a nossa vida afetiva, mais instantâneos teremos guardados.” (3º parágrafo), os termos destacados estabelecem uma relação de
adição.
comparação.
condição.
explicação.
proporção.
Soluções para a tarefa
No trecho, os termos destacados estabelecem uma relação de proporção. Por causa disso, deve ser marcada a alternativa E.
O que são as conjunções?
Podemos dizer que as conjunções definem-se como uma classe de palavras responsável por servir de ligação entre elementos de uma sentença, sendo em uma única oração ou em diferentes orações.
No caso em questão, podemos perceber a presença de uma conjunção proporcional, visto que a locução conjuntiva "quanto mais..." acaba exprimir proporção. As conjunções proporcionais iniciam orações subordinadas.
Veja mais sobre as conjunções:
https://brainly.com.br/tarefa/20622118
#SPJ2
No trecho “Quanto mais rica a nossa vida afetiva, mais instantâneos teremos guardados.”, as palavras destacadas correspondem a proporção. Assim, a alternativa correta é a E).
Conjunção proporcional
A expressão “Quanto mais" representa uma locução conjuntiva proporcional porque apresentam um aspecto de proporcionalidade e isso quer dizer que uma determinada ação está ocorrendo de forma simultânea a outra.
Como, por exemplo, relatado no trecho, pois a vida se torna mais rica a partir do momento em que também se acumula memórias afetivas.
Entenda mais sobre Conjunção proporcional em: https://brainly.com.br/tarefa/20622118
#SPJ2