Fosnot e Dolk (2001) consideram que, no ensino de Matemática, os contextos dos problemas devem envolver, necessariamente, três componentes: permitir o uso de modelos; “fazer sentido” para as crianças; ser desafiador e provocar questões.
Em sua opinião, sobre o que os autores se referem quando afirmam que os contextos dos problemas devem “fazer sentido” para as crianças? Tal ação dificulta ou facilita a aprendizagem?
Soluções para a tarefa
Bom dia!
Quando um determinado conteúdo é colocado em um contexto em que faz sentido, o aprendizado é facilitado. Os autores querem dizer, quando afirmam “fazer sentido”, que o conteúdo deve estar contextualizado a realidade do aluno: não vamos utilizar, por exemplo, em um problema de matemática, uma laranja do tamanho de uma melancia, ou um carro com seis rodas, ou, a depender da situação financeira de seus alunos, uma viagem para os Estados Unidos como exemplo. Pode-se fazer uso de exemplos mais palpáveis, vividos pelos discentes, o que aproxima os alunos do conteúdo.
Abraços!
O processo de transmissão do conhecimento no estudo da matemática deve privilegiar o aluno não apenas em seus resultados, mas no desenvolver das questões, ou seja, o conceito aritmético deve ser apresentado utilizando o cotidiano como referência, sendo esse método, parte do processo inclusivo de educação, que visa desenvolver as potencialidades do educando, o privilegiando e corrigindo as possíveis falhas.
Os padrões tradicionais do ensino foram modificados ao longo do tempo, e, hoje, apesar do espaço escolar ser o mesmo do passado, a forma como a didática é apresentada e esse local é organizado, é consequência de uma série de desconstruções ao longo do tempo.
Mais sobre o tema:
https://brainly.com.br/tarefa/22036695