Fórum- Inclusão da pessoa com deficiência De acordo com a teoria Histórico-Cultural, as pessoas com deficiências são capazes de desenvolver suas potencialidades por intermédio da relação mediada, levando a internalização dos conhecimentos transmitidos socialmente. Para Vygotsky, a deficiência cria obstáculos, no entanto, proporciona adaptações e compensação ao desenvolvimento. Neste sentido, discorra de forma crítica sobre as seguintes questões: Na atualidade, as práticas pedagógicas para as pessoas com deficiências se relacionam com as propostas da teoria Histórico-Cultural? As mudanças reais com a educação inclusiva ocorrem de fato na sociedade atual? A sociedade atual oportuniza de forma qualitativa o modelo inclusivo ou está voltada para práticas assistencialistas? Responder o Fórum
Soluções para a tarefa
A teoria histórico cultural, defendida por Vygotsky, baseia-se em dois níveis: intrapessoal e interpessoal. De acordo com o pensador, o desenvolvimento das funções psicológicas é acentuado através das relações sociais.
Na atualidade a prática da inclusão encontra grandes barreiras, os profissionais da educação muitas vezes não se encontram preparados para auxiliar os educandos especiais na busca pelo desenvolvimento.
Inúmeras vezes o professor tem que lidar sozinho com uma turma de trinta alunos, incluindo inclusões e desta forma não consegue realizar seu papel profissional. É necessário que o sistema educacional coloque em prática as teorias que são expostas no papel e as trate como prioridade.
Outro grande desafio é a conscientização profissional dos motivos que levam a inclusão, pois por mais estudo que muitos profissionais possuem, muitas vezes a visão assistencialista persiste. Essa forma de enxergar a inclusão nem sempre é dos pais, neste caso, pois os pais que querem que seu filho especial participe da escola sabe que muitos obstáculos vão ter que contornar.
A inclusão só possui um objetivo principal, primar pelo desenvolvimento através da interação, o papel da escola, dos professores e dos pais é a unir-se pela mesma causa e lutar para o sucesso dela.