Pedagogia, perguntado por lenealuiz, 1 ano atrás

Fórum Estudo de Caso Olá, estudantes! Este é um espaço de discussão sobre o estudo de caso desta fase. O fórum permanecerá aberto até o dia 09/07/2018. Eu professora Vanessa farei a mediação das discussões aqui realizadas. Lembramos de que o objetivo do fórum não é escrever a resposta do estudo de caso, o que será realizado na semana de provas, no polo de apoio presencial, sem consulta, mas discutir as bibliografias indicadas para a leitura. Um abraço! Participe! Estudo de caso:Leia as referências bibliográficas indicadas no estudo de caso e discuta a seguinte situação: Problema: O Brasil é um país essencialmente agrícola, com produção em alta escala de alimentos. Em determinadas épocas do ano, a produção é tanta, que boa parte é desperdiçada por falta de armazenamento adequado. Além disso, descartamse componentes dos alimentos, por falta de informação quanto ao uso racional dos mesmos, como casca, talos, folhas, etc. O que se produz é suficiente para alimentar boa parte da população carente. Além disso, não se faz uso de diversas plantas que são consideradas “mato”, mas que são ricas em nutrientes e poderiam ser consumidas como alimentos. Essas plantas conhecidas como plantas alimentícias não convencionais (PANC) deveriam ser exploradas nas escolas, como novas opções alimentares. É o que a professora do quinto ano de uma escola pública se propôs a trabalhar com os seus alunos: quer mostrar a eles que as plantas alimentícias não convencionais (PANC) existem e que podem ser inseridas na alimentação, inclusive no lanche da escola. Para tanto, estabelecerá relações entre as disciplinas de Ciências e Matemática. Questão orientadora: Como a professora pode mostrar aos alunos a existência de PANC? Como a professora pode relacionar as disciplinas de Ciências e Matemática? Como a professora pode propor a inclusão de PANC na alimentação dos alunos de suas famílias? *Responda as questões em uma única resposta-texto Profª Me. Vanessa Queirós Alves

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
0

Olá!

Muito interessante essa pergunta.

Bem, em primeiro lugar a professora poderá auxiliar os alunos a entenderem melhor sobre como as propriedades biológicas funcionam, assim como as características medicinais das PANC.

Deste modo, a interação no campo da matemática pode ser feita com o intuito de coordenar os alunos em atividades como:

A avaliação de percentual de nutrientes;

Cálculo dos valores energéticos de cada planta;

E por fim, como funciona a circulação dessas plantas no Brasil.

Até mais!

Perguntas interessantes