Pedagogia, perguntado por sousajuliac416, 1 ano atrás

Fórum de discussão - Educação e Diversidade por Marcio Gutuzo Saviani 2 semanas atrás Prezado (a) Aluno (a): Leia atentamente os lembretes a seguir: 1 - As suas respostas devem ser bem fundamentadas e relevantes, não apenas 'concordo' ou 'discordo'; 2 - No prazo da atividade do Ciclo 1 sua resposta deve ser direcionada ao professor/tutor; 3 - No prazo da atividade do Ciclo 2 sua resposta deve ser direcionada aos colegas; 4 - Lembre-se que o importante não é a quantidade de respostas postadas e sim a relevância da mesma. Tendo isso em mente, esse fórum de discussão tem como objetivo promover o debate em relação as questões sociais, culturais, políticas e econômicas que envolvem a nossa vida em sociedade. Atividade Avaliativa Ciclo 1 Leia o texto de Renan Quinalha – “Ideologia de gênero” ou o gênero da ideologia? Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/ideologia-de-genero-ou-o-genero-da-ideologia/ Redija um texto dissertativo-argumentativo que contenha entre 5 e 10 linhas e que contemple os seguintes aspectos: 1.Segundo o texto, descreva alguns argumentos utilizados por aqueles que são contrários à discussão sobre gênero nas salas de aulas? 2.Qual a crítica que o autor do texto faz aos argumentos que são contrários à discussão sobre gênero nas escolas? 3.Construa um argumento, contrário ou favorável, sobre a discussão de gênero e sexualidade em sala de aula ou na Escola, usando como subsídio o texto de Renan Quinalha e a Seção 3.3, da Unidade 3, do Livro Educação e Diversidade, de Previtalli e Vieira. É muito importante que você se atente para o fato de que as perguntas disponibilizadas devem ser utilizadas apenas para orientar a escrita do seu texto e NÃO devem ser respondidas em forma de tópicos. Dirija sua resposta diretamente ao seu professor e ao seu tutor, apresentando seu posicionamento. Conto com sua participação. Abraços, Prof. Márcio Gutuzo Saviani.

Soluções para a tarefa

Respondido por NeideKaroliny
35

Os argumentos que partiram do texto, foram utilizados por aqueles contra a discussão sobre gênero na sala de aula, afirmam que não existe o preconceito, quando na realidade de fato ele existe.



O autor apresenta pontos relevantes sobre a discussão, como a necessidade de falar sobre gênero e conscientizar os alunos.



Por fim, podemos construir um argumento favorável a questão de gênero, pois a diversidade tem uma grande importância e não só os alunos mas os pais também devem ser introduzidos nessa conscientização para que possamos viver em um ambiente cada vez mais equilibrado.



Respondido por Matheusieti
2

Atualmente, apesar da evolução da sociedade, nós ainda somos regidos por valores que procedem de outras gerações, geralmente por dogmas e doutrinas religiosas que acabam diretamente vinculadas ao papel do cidadão como ser social. 

Deste modo, é possível notar que existe um preconceito enorme, ainda no século XXI contra os indivíduos que optam por outro gênero, fato este que se dá através do conservadorismo, que na maioria das vezes é prejudicial para a sociedade pois obriga esses indivíduos a ter uma postura de inferioridade, onde em diversos casos omitem sua posição sexual. 

Essa é uma questão que merece um diálogo profundo, e, diversas pesquisas, então, posso deixar aqui alguns tópicos interessantes para possíveis diálogos: 

- A posição do homossexual e da mulher na sociedade masculina; 

- A violência contra homossexuais nos dias de hoje

- As políticas LGBT e a inclusão da mulher trans no mercado de trabalho e na universidade. 

Sobre ideologia de família:

https://brainly.com.br/tarefa/9183450

Anexos:
Perguntas interessantes