Pedagogia, perguntado por marcelaalves43, 9 meses atrás



FÓRUM CICLO I DE ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

Olá prezados(as) alunos(as)!

Leiam atentamente os lembretes a seguir:

1. As respostas devem ser bem fundamentadas, pois não serão qualificadas como relevantes as respostas semelhantes a “concordo” ou “discordo”, por exemplo.

2. A sua resposta deve ser direcionada ao professor.

3. Não é quantidade de respostas que importa! Interprete corretamente a situação-problema e cada uma das atividades.

Serão consideradas excelentes as postagens que forem bem pensadas, fundamentadas, organizadas e que atendam ao solicitado pelo professor.

Vamos à situação-problema?

AUTONOMIA E HETERONOMIA MORAL EM KANT

De acordo com o pensamento de Baruch Spinoza (1632-1677) há uma distinção entre ética e moral e nem sempre quem age moralmente também age eticamente, pois o agir ético pressupõe a liberdade e para o agir moral é suficiente seguir as normas, ou os costumes, mesmo quando esses prescindem, ou inibem, a liberdade. Immanuel Kant (1724-1804) contribuiu para essa reflexão, principalmente, por meio do Imperativo Categórico, segundo o qual o valor de um ato moral não está em sua consequência, mas em sua intenção; sendo, para tanto, imprescindível a autonomia moral. Com sua filosofia ética, Kant estava preocupado, sobretudo, em difundir os ideais de autonomia e liberdade, muito caros ao Iluminismo da época.

Para enriquecer a sua compreensão acerca dessa questão leia o texto: Resposta à Pergunta: “O que é o esclarecimento?”, de Immanuel Kant, acessando o link: http://coral.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/b47.pdf

Atividade Avaliativa do Ciclo 1

Responda:

1. O que as expressões “menoridade” e “maioridade”, do texto de Kant, têm a ver com o conceito de autonomia?

2. E em que sentido a autonomia é importante para a sua área de atuação?

Registre as suas respostas dirigindo-se diretamente a mim e apresentando-me o seu posicionamento, escrevendo de cinco a dez linhas.

Bons estudos!

Professor José Adir

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
36

Para Kant, a maioridade estaria diretamente ligada a vida já atuando em sociedade enquanto a menoridade o processo de formação, onde a autonomia seria a ideia de participação política e social.

Assim,Kant desenvolveu suas reflexões acerca da educação, a partir de um caminho que não seguia nem o empirismo de Hume e o racionalismo de Descartes, refletindo diretamente em um conhecimento prévio, que surge sem a necessidade de experiências profundas.

Respondido por cristinejennifer409
3

Resposta:

A maioridade, para Kant, é a capacidade do indivíduo guiar -se por suas próprias ideias, interpretações e pensamentos, usando a Razão para descobrir os princípios, que tem validade universal, e não apenas repetir a tradição ou obedecer, de forma bovina, algum outro. Esse conceito pode me ajudar na medida que me permite uma reflexão nova, fresca, sobre as formas como minha profissão é exercida no mundo. Vai me ajudar a refletir quais seriam as formas mais adequadas, aceitando apenas aquilo que a Razão fundamenta.

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