Psicologia, perguntado por anderayne, 4 meses atrás

"formulação operante de comportamento verbal é descrita a partir das contingências de reforçamento, em que os comportamentos do falante não têm efeito sobre o meio físico, mas sobre o meio social. Dessa forma, o conceito de operante verbal guia o estudo do comportamento verbal para a análise da sua função sobre o comportamento do ouvinte (Skinner, 1957/1978)."
A categoria de operante verbal do tipo MANDO é caracterizada por:
ESTEVES, R. C.; LUCCHESI, F. D. M.; ALMEIDA-VERDU, A. C. M. Ensino de ecoico, tato e mando: uma revisão bibliográfica dos artigos do Journal of Applied Behavior Analysis (JABA). Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. 2014, Vol. XVI, no. 2, 109 - 124.

A. O mando é controlado por estímulos discriminativos não verbais e mantido por reforçamento positivo ou negativo.

B. O mando é uma resposta verbal que especifica um reforçador específico. Existe sempre a mediação do ouvinte treinado na providência da consequência para o comportamento do falante. (CORRETA).

C. O mando é sempre uma resposta verbal e vocal ocasionada por um estímulo discriminativo sendo mantido por reforço social.

D. O mando é um comportamento verbal que tem a função de modificar os efeitos de um outro comportamento verbal.

E. O mando não é considerado comportamento verbal, pois em qualquer espécie (animais) podemos observar comportamentos de solicitar, fazer pedidos e expressar necessidades.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
1

Pelo fato do mando ser uma resposta verbal, podemos nota-lo como um reforçador de forma específica, porém, a mediação é muito importante para a transmissão do comportamento e estímulo a ação. Letra B.

Para a teoria comportamental, a aprendizagem partir de estímulos e a tentativa e erro, que fornece ao indivíduo a obtenção das respostas para as diversas problemáticas que o ronda.

Além disso, vemos que a fonte do conhecimento humano é externa, e, pode ser buscada através do senso comum ou do processo de aprendizagem.

Perguntas interessantes