Química, perguntado por matheuspereirarj03, 9 meses atrás

formula dimetilamida​

Soluções para a tarefa

Respondido por FireRose
1

Resposta:

A dimetilamina, também conhecida como N-metilmetanamina, é uma composto orgânico com fórmula molecular (CH3)2NH. Esta amina encontra-se presente em diversos animais e plantas, e pode ser encontrada em vários alimentos na ordem de alguns miligramas por quilograma. Encontra-se disponível no mercado como solução aquosa em concentrações até 40%.

Trata-se de uma amina secundária incolor e com um odor amoniacal e a peixe, característico das aminas substituídas. À pressão atmosférica e temperatura ambiente e na sua forma pura, este composto encontra-se na forma gasosa. Tem um ponto de fusão de -92 ºC e um ponto de ebulição de 7 a 9 ºC. Tem uma massa molar de 45,08368 g / mol. Tem uma densidade de 649,3 g / cm3, uma pressão parcial de vapor de 170,3 kPa (a 20 ºC), um índice de refracção de 1,37 e uma constante de Henry de 310 µmol Pa-1 Kg-1. A dimetilamina é um composto inflamável e corrosivo, mesmo quando dissolvida em água (solubilidade em água de 3,540 Kg / L), formando soluções alcalinas fortes (pKa = 10,71). É também solúvel em álcoois e em éteres. Embora estável, esta reage com agentes oxidantes fortes, cloro, mercúrio, acraldeído, fluoretos, anidrido maleico, alumínio, cobre e zinco.

A dimetilamina é um percursor de diversos compostos com interesse industrial. Esta reage com dissulfureto de carbono para formar ditiocarbamato, um percursor de uma família de compostos usados na vulcanização da borracha. Os solventes dimetilformamida e dimetilacetamida são obtidos a partir da dimetilamina. Trata-se de uma matéria-prima para a produção de muitos compostos agroquímicos e farmacêuticos, como o dimefox e difenilidramina, respectivamente. A arma química Tabun é derivada da dimetilamina. E esta é também usada para formar a dimetilidrazina assimétrica, usada como combustível na aeronáutica.

Do ponto de vista bioquímico, a dimetilamina é usada por alguns animais como hormona. A barata alemã usa este composto como feromona para comunicação. É também um agente atractor de um besouro comummente encontrado nos algodoeiros.

A dimetilamina sofre nitrosação em condições ácidas fracas, originando a dimetilnitrosamina. Este agente carcinogénico tem sido detectado em amostras de urina humana. A nitrosação da dimetilamina por óxidos de azoto é um problema que alguns países industrializados enfrentam, dada a presença destes óxidos nas chuvas ácidas.

É um composto prejudicial à saúde. Pode ser absorvido pelo organismo por inalação ou por contacto com a pele ou olhos. Síntomas de exposição incluem irritação das mucosas nasais, espirros, tosse, dispneia, edema pulmonar, conjuntivite, dermatite e queimaduras por congelamento. O limite de exposição determinado pela NIOSH (Instituto Nacional para a Segurança e Saúde Ocupacional, do Centro de Controlo de Doenças) é de 10 ppm (partes por milhão), o equivalente a 18 miligramas por metro cúbico.

espero ter ajudado :-)

Perguntas interessantes