Formou-se na América tropical uma sociedade agrária na estrutura, escravocrata na técnica de exploraçãoeconômica, híbrida de índio – e mais tarde de negro – na composição. Sociedade que se desenvolveria defendidamenos pela consciência de raça, do que pelo exclusivismo religioso desdobrado em sistema de profi laxia sociale política. Menos pela ação ofi cial do que pelo braço e pela espada do particular. Mas tudo isso subordinado aoespírito político e de realismo econômico e jurídico que aqui, como em Portugal, foi desde o primeiro século elemento decisivo de formação nacional; sendo que entrenós através das grandes famílias proprietárias e autônomas; senhores de engenho com altar e capelão dentro de casa e índios de arco e fl echa ou negros armados dearcabuzes às suas ordens.(FReYRe, G. Casa-grande e senzala. Rio de Janeiro: José Olympio, 1984.)De acordo com a abordagem de Gilberto Freyre sobre a formação da sociedade brasileira, é correto afirmar que:a) a colonização na América tropical era obra, sobre tudo, da iniciativa particular.b) o caráter da colonização portuguesa no Brasil era exclusivamente mercantil.c) a constituição da população brasileira esteve isentade mestiçagem racial e cultural.d) a metrópole ditava as regras e governava as terras brasileiras com punhos de ferro.e) os engenhos constituíam um sistema econômico e político, mas sem implicações sociais.
Soluções para a tarefa
Gilberto Freyre defende que a colonização na América foi um empreendimento da força de vontade da iniciativa privada, como se lê no trecho: "Menos pela ação oficial do que pelo braço e pela espada do particular."
De acordo com a abordagem de Gilberto Freyre sobre a formação da sociedade brasileira, é correto afirmar que a colonização na América tropical era obra, sobretudo, da iniciativa particular (resposta correta letra A).
Colonização da América
Realizada principalmente por espanhóis, portugueses, ingleses, franceses e holandeses.
A América Anglo-Saxônica teve uma colonização chamada de povoamento. Entretanto, a América Latina possuiu uma colonização de exploração, com a assimilação da cultura, língua e religião.
Dependendo do país, a exploração comercial ocorreu na extração (como ouro, prata, drogas do sertão, madeira) e plantio (como no cultivo de café, açúcar, tabaco).
Para mais informações sobre as América Anglo-Saxônica e Latina, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/27206821