Formas de Poder Assim, voltando à definição de poder, se levarmos em conta o meio do qual o indivíduo se serve para conseguir os efeitos desejados, podemos destacar três formas básicas de poder social, conforme a análise de Norberto Bobbio: • Poder Econômico – é aquele que utiliza a posse de bens socialmente necessários para induzir os que não os possuem a adotar certos comportamentos, por exemplo: realizar determinado trabalho; • poder ideológico – é aquele que utiliza a posse de certas ideias, valores, doutrinas para influenciar a conduta alheia, induzindo as pessoas a determinados modos de pensar e agir; • Poder Político – é aquele que utiliza a posse dos meios de coerção social, isto é, o uso da força física considerada legal ou autorizada pelo direito vigente na sociedade. O que essas três formas de poder apresentam em comum? O poder econômico preocupa-se em garantir o domínio da riqueza controlando a organização das forças produtivas (por exemplo: o tipo de produção e o alcance de consumo das mercadorias). O poder ideológico preocupa-se em garantir o domínio sobre o saber (conhecimentos, doutrinas, informações) controlando a organização do consenso social (por exemplo: os meios de comunicação de massa – televisão, jornais, rádios, revistas etc.). O poder político preocupa-se em garantir o domínio da força institucional e jurídica controlando os instrumentos de coerção social (por exemplo: forças armadas, órgãos legislativos, órgãos de fiscalização, polícia, tribunais etc.). 2. Comente a afirmação de Norberto Bobbio de que o poder político é o poder supremo em uma sociedade de desiguais. *
Soluções para a tarefa
Com esta afirmação, o filósofo político Bobbio reafirma a sua crença de que a política é o meio mais adequado para solucionar conflitos e impasses sociais.
Para Bobbio, independente das ideologias políticas, todas as formas sociais, uma mais e outras menos, concebem os seres humanos como desiguais, e, por serem desiguais, possuem interesses desiguais, valores desiguais e objetivos desiguais.
Deve haver, então, alguma forma que permita que estes desiguais conversem uns com os outros e, conversando, encontrem soluções que permitam que a convivência pacífica seja mantida na sociedade civil. Esta "conversa" acontece por meio da política, que existe, mais ou menos como um "fantasma", sobre todas as sociedades ajudando-a a progredir da forma menos violento e menos desrespeitosa possível.
Mais sobre participação política em:
brainly.com.br/tarefa/129214