"Formado por uma dinâmica molecular, o corpo vai se organizando e se reorganizando mediante as provocações advindas do ambiente, das pessoas e da sociedade com as quais convivemos, sendo ao mesmo tempo agente perturbador, modificando-as.O corpo humano possui historicidade tanto na estrutura orgânica quanto nas interações com a cultura em que se convive, o que desmistifica a ideia de que só os estudos culturais reconhecem a historicidade do corpo."Mendes, M.I.B.B; Nóbrega, T.P. CULTURA DE MOVIMENTO: REFLEXÕES A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE CORPO, NATUREZA E CULTURA.;Pensar a Prática.;;v. 12, n. 2, 2009Dentro desse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I.;Ao profissional de Educação Física, é fundamental investigar os movimentos do corpo em suas transformações históricas, suas permanências e rupturas em diferentes ambientes e contextos de seu desenvolvimento, suas influências e marcadores.
II.;A cultura de movimento herdada de nossos ancestrais (indígenas, negros e portugueses), vão sendo recriados;e ressignificados dentro de nossa cultura.
III.;A cultura do movimento é caracterizada para determinar, unicamente, uma cultura baseada em expressões, comunicações e nas relações de cooperação.
IV. Os atos corporais são fenômenos biopsicosociológicos, onde;as danças, os jogos, os esportes, as lutas ou as ginásticas possuem uma relação constante com os códigos do funcionamento orgânico e com os códigos da linguagem.
É correto o que se afirma em:
A) I e III, apenas.
B) II e IV, apenas.
C) II e III, apenas
D) I, II e IV, apenas.
E) I, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
D) I, II e IV, apenas.
A cultura do movimento é compreendida como um elemento extremamente dinâmico, de forma que os atos corporais são definnidos como elementos biopsicosociológicos, de forma que varie conforme os valores estabelecidos por cada geração.
Por conta disso, é fundamental que os educadores reconheçam estes elementos, a fim de promover a exposição da cultura do movimento aos alunos, criando conscientização.
Perguntas interessantes