Formada durante o Congresso de Viena, em 1815, a Santa aliança acabou se desfazendo em 1830. Avalie os motivos que levaram ao seu enfraquecimento, considerando o contexto de emancipações e independências nas Américas
Soluções para a tarefa
Nas primeiras décadas do século XIX, as monarquias européias foram seriamente ameaçadas pela avassaladora expansão militar de Napoleão Bonaparte. Este, na qualidade de governante da França, bateu as grandes potências militares que se opunham aos interesses daquele governo de caráter burguês. Contudo, no ano de 1815, graves derrotas permitiram que as tropas do Antigo Regime pudessem dar fim à supremacia napoleônica.
Passado esse período, os monarcas de toda a Europa tinham duas preocupações fundamentais: restaurar o antigo mapa político remexido pelas invasões de Bonaparte e conter a expansão dos ideais de igualdade, liberdade e fraternidade disseminados pelos brados da revolucionária experiência francesa. Na resolução da primeira questão, o enfraquecimento da França e o desgaste das demais nações européias facilitaram a restauração das fronteiras do Velho Mundo.
Agora, no que tange a contenção das promessas liberais, os monarcas da Europa optaram pela formação de um exército destinado a legitimar o poder das monarquias. Foi então que, durante o Congresso de Viena, em 1815, os reis da Prússia, Rússia e Áustria entraram em acordo para a criação dos exércitos que comporiam a Santa Aliança. Dessa forma, a força das armas seria a solução encontrada contra o possível avanço de outras revoluções.
Segundo seus pontos, o acordo que formou a Santa Aliança salientava a ajuda militar a todos aqueles reinos que tivessem sua soberania ameaçada. Além disso, defendia o direito dos reinos de Portugal e Espanha em retomar o controle das colônias que, naquele período, proclamavam a sua independência. Essa última decisão acabou afastando o precioso apoio militar britânico, tendo em vista as vantagens econômicas que a Inglaterra esperava firmar junto às nações americanas independentes.
O desejo de independência das colônias era muito forte e uma grande onda de separatismo foi se alastrando, causando o início do declínio da Santa Aliança