Formação Sociocultural e Ética.
Tiago Valenciano (2021), na Unidade I de nosso material, traz a desconfiança como a terceira lição que devemos aprender sobre a política.
VALENCIANO, Tiago. A política e seu campo próprio: como entendê-la? Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar: Maringá, 2021.
Após a leitura da Unidade I, assinale a alternativa correta de acordo com o texto:
Alternativa 1:
Para refletir sobre os rumos da sociedade, o homem precisa confiar no que lhe ensinam.
Alternativa 2:
Semelhante às relações familiares, na política as questões do passado podem vir à tona.
Alternativa 3:
A política é feita apenas de homens, pois desconsidera os grupos e as instituições de poder.
Alternativa 4:
Para entender a política, um único livro pode bastar, não sendo necessário buscar outras fontes.
Alternativa 5:
Mais do que nossos pensamentos, os jornais, televisão e redes sociais podem nos guiar no labirinto social.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa 05
Explicação:
Conforme material didático até nossas próprias convicções nos traí, devemos sempre adotar o princípio da desconfiança e questionar tudo, conforme a afirmação ser guiado num labirinto social.
Resposta:
Alternativa 1: Incorreto. O homem para refletir sobre os rumos da sociedade pode seguir duas principais logicas de pensamento o senso comum e o senso critico, os ensinamentos de terceiros muitas vezes trazem importantes informações necessárias para o processo de formação, porem apenas por si só não podem traduzir isso em ideias, e é fundamental o raciocínio para uma boa analise sobre as condições de que depende para a vida em sociedade. Dessa forma confiar no que é ensinado se torna algo complexo já que primeiramente o individuo deve juntar o máximo de informações possíveis sobre um determinado tema para depois raciocinar sobre esse tema e desse modo analisar o que lhe foi ensinado.
Alternativa 2: Correta. Sim, a atualidade é moldada por eventos históricos que por sua vez com o passar do tempo se tornam apenas interpretações baseadas na realidade atual. O passado sempre se repetirá, porem de formais mais acentuada em algumas áreas da sociedade e menos em outras.
Alternativa 3: Incorreta. A politica é composta de muitos elementos, com o objetivo de evitar que apenas interesses de poucos moldem a sociedade.
Alternativa 4: Incorreto. O individuo deve juntar o máximo de informações possíveis sobre um determinado tema para depois raciocinar sobre esse tema e desse modo analisar o que lhe foi ensinado. Como eu disse é necessário varias bases de analise para uma conclusão.
Alternativa 5: Incorreto. A questão não tem logica nenhuma já que redes sociais, televisão, jornais, são uteis para a obtenção de informações o processo de formação necessita do raciocínio e do pensamento. E isso se aplica, também para nos guiar no labirinto social, é fundamental o processo de formação
Semelhante às relações familiares, na política as questões do passado podem vir à tona.