FORMAÇÃO GERAL - Inclusão tecnológica acesso às famílias de baixa renda - Muitas redes de ensino adotaram estratégias de ensino remoto emergencial, o que inclui aulas online. No entanto, em torno de seis milhões de alunos da pré-escola à pós-graduação não tinha acesso à internet, de acordo com estimações feitas através da Pesquisa Nacional de Amostra à Domicílios Contínua (PNAD-C) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último trimestre de 2018. A distribuição de chips de dados e aparelhos celulares ou tablets para se conectar à internet seria uma política pública possível de ser implementada visando aumentar o alcance das aulas remotas emergenciais transmitidas pela internet. Todavia, a distribuição desses recursos tecnológicos não garante o acesso à internet à todos os alunos, pois o sinal de celular não chega à casa de 3,2 milhões de alunos da rede pública. A tabela abaixo sintetiza as projeções do alcance de uma hipotética política de distribuição de chips de dados e de aparelhos para se conectar à internet aos estudantes de instituições de ensino públicas de todo país.
Tabela 3 Estudantes sem acesso domiciliar à internet de qualidade para atividades remotas de ensino-aprendizagem, somente alunos da rede pública
Nível ou Etapa de Escolarização
Entre os alunos do ensino regular público sem acesso domiciliar à internet de qualidade para atividades remotas de ensino-aprendizagem
Chips de dados seria suficiente para se conectar à internet
Precisaria de um chip de dados e de um aparelho para se conectar à internet
Sem sinal de celular
(%)
Quantidade
(%)
Quant.
(%)
Quant.
Pré-escola
4
Perto de 30 mil
53
Perto de 400 mil
43
300 mil
Ensino Fundamental – anos iniciais
11
Cerca de 250 mil
28
Cerca de 650 mil
61
1,4 milhão
Ensino Fundamental – ano finais
11
Cerca de 210 mil
28
Cerca de 540 mil
61
1,2 milhão
Ensino Médio
34
Cerca de 250 mil
26
Perto de 200 mil
40
300 mil
Ensino Superior – Graduação e Pós-graduação
62
Perto de 40 mil
5
Cerca de 3 mil
33
20 mil
Da Pré-escola à Pós-graduação
15
Mais de 800 mil
30
Perto de 1,8 milhão
55
3,2 milhões
Fonte: Nascimento et al., 2020, p.12
Com base na tabela acima, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( ) Mais de 2,5 milhões alunos do ensino fundamental não têm sinal de celular em suas residências. Uma política de distribuição de chips de dados e de aparelhos para se conectar à internet não seria suficiente para garantir o acesso a aulas online para estes alunos.
( ) Para cerca de um terço dos alunos do ensino médio na rede pública sem acesso à internet, bastaria a distribuição de chips de dados para possibilitar o acompanhamento de atividades escolares online.
( ) 62% de todos os alunos do Ensino Superior necessitam de chips de dados para se conectar à internet.
Agora, marque a sequência correta:
A V – V – V
B V – V – F
C V – F – V
D V – F – F
E
F – V – F
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
também preciso dessa questão,
Explicação:
fatimaandrade1806:
alguem?
Respondido por
0
Resposta: B
Explicação: A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois ela apresenta a ordem correta de veracidade das afirmativas, onde somente a afirmativa III é falsa, pois não são 62% de todos os alunos do Ensino Superior que necessitam de um chip de dados para se conectar à internet e, sim, 62% dos alunos do Ensino Superior sem acesso à internet que precisam desse chip.
Perguntas interessantes
Administração,
5 meses atrás
Filosofia,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás