FORMAÇÃO DOCENTE PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DISCENTES
Os professores do Colégio Domínio Ensino Médio receberam um informativo sobre a premiação Aluno Nota 10 que será realizado pela prefeitura municipal. O informativo dizia que seria premiado o melhor aluno da escola, aquele com a média anual mais alta. Os professores, que já estavam quase encerrando o ano letivo, entre atividades de avaliação e exames de vestibular, decidiram conversar com seus alunos sobre a premiação, tentando estabelecer um diálogo saudável, tendo em vista a tensão presente nesta fase da vida dos jovens de ensino médio. O acolhimento das fragilidades dos jovens neste momento, para que seja verdadeiro, precisava ser trabalhado primeiramente entre os próprios professores, fato constatado pela pedagoga Patrícia. Logo, a primeira etapa da proposta seria a de realizar uma atividade de autoavaliação com os professores. Será que os professores se sentem satisfeitos com o seu trabalho realizado ao longo doanoletivo? Sentem-se seguros aotrabalhar comjovens deensino médio prestes a finalizar a educação básica? Assim, os professores reservaram duas tardes para o debate junto com a equipe pedagógica. Juntos selecionaram algumas competências necessárias para que eles pudessem trabalhar damelhor forma possível uma oficina com os jovens sobre autoavaliação, afeto e autoestima. Competência éuma ação concreta sobre uma situação, que mobilize conhecimentos prévios e que também crie novas possibilidades, a partir da prática. A primeira questão decidida entre os profissionais foi a de não aderir ao evento de premiação oferecido pela prefeitura, pois, ao se tratar de uma premiação cujo critério era meramente a “média anual” do aluno, estaria reforçando a tensão e o desgaste que os alunos estão enfrentando em diversos exames de avaliação na conclusão do ensino médio. Em seguida, começaram a
planejar a oficina que será oferecida aos alunos, como forma de motivá-los e acolhê-los na última semana de provas do ano letivo.
QUESTÃO NORTEADORA
Jovens na fase de conclusão do ensino médio sofrem pressões de diversos lados e a escola pode fazer um trabalho de sensibilização com os professores e alunos neste momento. Olhando para a figura do professor, quais são as competências necessárias deste profissional para trabalhar comos alunos de ensino médiouma oficina sobre “autoavaliação, afeto e autoestima”? E, quais competências os professores podem desenvolver em seus alunos para que estejam mais preparados para o momento de exames, como é o caso do vestibular? Elenque
de 3 a 5 competências para cada questão.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A escola como um corpo deve acolher os jovens alunos e preparar os professores, para um melhor resultado final, pois aulas, exercícios e provas não são o suficiente para o êxito dos mesmo, é necessário um engajamento da direção juntamente com os mestres. ATENÇÃO NAS COMPETÊNCIAS E OBSERVAÇÕES ABAIXO.
Explicação:
O corpo e a mente devem estar em perfeito equilíbrio para que o conteúdo visto, seja assimilado corretamente e executado com eficácia.
Uma oficina recreativa deve ser executada, pelo professor do dia.
Um diálogo entre todos presentes com base nos piores medos do jovem, mercado de trabalho, concorrência no curso desejado, barreiras impostas pela insegurança e pressão social.
Finalidades /
• direcionar o jovem ao objetivo almejado.
• trabalhar a relação professora e aluno na classe, garantindo a qualidade do ensino.
• proporcionando um melhor desempenho do aluno futuramente durante as aulas.
• momento lúdico. ( de acordo com a nova metodologia lúdica de ensino é necessário que o ambiente escolar esteja confortável e saudável e que a ludicidade seja diariamente executada em classe.)
• e por fim, finalizar com um aulão focado nos assuntos dos vestibulares.
Resposta:
Explicação:
O professor precisa ter uma formação continuiada e estar sempre se especializando em sua modalidade. Habilidades em sala, como oratória, lousa, preparação de aulas, expressão corporal e até falar uma segunda língua. Incorporar novas técnologias, desenvolvimento de competências socioemocionais dos alunos. Usar de métodos de avaliação e desenvolvimento do aluno e de didaticas de aulas mais dinâmicas encorajando a aluno a superar seua medos.
Com isso o professor disperta no aluno a
criatividade
dinamismo
observador
responsabilidade
encorajamento, tornando apto a fazer escolhas corretas.