Biologia, perguntado por gustavoohara07, 9 meses atrás

Formação do ácido ribonucleico

Soluções para a tarefa

Respondido por rosenely09
1

O RNA se constitui de nucleotídeos. Esses nucleotídeos são polímeros constituídos de uma molécula de açúcar com cinco carbonos denominado ribose, um fosfato (mais especificamente, ácido fosfórico) e uma base nitrogenada. Essas bases nitrogenadas, por sua vez, podem ser púricas ou pirimídicas. No caso das púricas, elas são as mesmas encontradas no DNA: a guanina e a adenina. Já com relação às pirimídicas, elas são a citosina e a uracila. Assim, as bases nitrogenadas presentes na fita de RNA se diferenciam das do DNA pela uracila ser utilizada no lugar da timina.

A quantidade de nucleotídeos presentes na molécula de RNA é, embora ainda “grande”, bem menor do que a quantidade presente no DNA. Isso acontece, justamente, por causa da função daquela molécula, que está bastante relacionada com a do DNA, como será visto adiante.

Função

A função do RNA está intimamente ligada à função do DNA, comandar e coordenar os processos celulares, e à produção de proteínas. Para facilitar o entendimento, vamos fazer uma analogia. O DNA seria o gerente de uma indústria, que comanda todos os processos internos. Entretanto, esse gerente não consegue conversar com os funcionários por dois motivos: ele fica fechado na sala dele (no núcleo) e porque ele não fala o idioma dos funcionários. É exatamente aí que o RNA entra! O RNA é criado para fazer essa ligação entre o comando e a informação do DNA e o funcionamento das organelas e estruturas celulares. Isso ocorre por um processo chamado transcrição.

ESPERO TER TE AJUDADO

Perguntas interessantes