História, perguntado por AdriiellyBiiancaa21, 1 ano atrás

formação das monarquias europeias modernas

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
79
Com a Revolução Francesa cai o Antigo Regime e é estabelecido, embora por um breve espaço de tempo, o republicanismo em boa parte da Europa Continental.

Derrotado Napoleão, é estabelecido o Congresso de Viena e, depois dele, as monarquias europeias voltam aos seus respectivos tronos. O seu poder absoluto, contudo, jamais seria recuperado.

As monarquias modernas europeias, aquelas formadas após o Congresso de Viena, se caracterizam, assim, por uma redução de seus poderes políticos, um avanço das liberdades concedidas aos burgueses em suas aventuras mercantis e financeiras, um fortalecimento da indústria nacional e a relegação da Igreja a um papel não-político.

Ou seja, as monarquias europeias modernas recuperam a coroa e o poder simbólico, mas nunca voltam a possuir, novamente, o poder político real que outrora possuíram.

Respondido por ferretti
5

O processo de nascimento das monarquias europeias se deu após o período de decadência do modelo econômico e social do feudalismo. Com o gradual crescimento dos burgos e das forças econômica comerciais, o modelo agrícola feudal foi perdendo cada vez mais sua força.

Na França, Inglaterra e na região da atual Espanha, foi a partir do século XI que movimentos pela centralização e unificação do poder passaram a se desenvolver. O nascimento das monarquias, no entanto, não foi, imediatamente, seguido pela ascensão de seu poder.

A formação factual das monarquias, no entanto, se deu a partir do século XIV. Até o século XVI já existiam com certa estabilidade monarquias na França, em Portugal e Espanha.

Essa consolidação se deu, em certa medida, graças a uma associação do poder real com o poder burguês.

Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/14852545

Anexos:
Perguntas interessantes