Forma de organização política que dá origem aos Estados nacionais europeus, a partir do século X, como decorrência do renascimento comercial e urbano e da crise do feudalismo. Caracteriza-se pelo fortalecimento do poder real, que passa a se estender por todo o país. A sua formação é um processo lento e desigual, marcado por revoluções, guerras civis, disputas territoriais e conflitos com a Igreja. Com o surgimento das cidades e o enfraquecimento da influência da nobreza, a figura do rei ganha importância. Ele passa a centralizar o poder político e a estender sua soberania sobre toda a nação – definida na Idade Média como unidade linguística, religiosa, cultural e histórica dentro de determinado território. Ele procura se sobrepor também ao poder do papado, limitando os privilégios da Igreja, como isenção de impostos, tribunais próprios e direito de intervir nos assuntos nacionais. Portanto, estamos nos referindo a: A) Democracia. B) Terceira Via. C) República. D) Ditadura. E) Monarquia
Soluções para a tarefa
Resposta:
E) Monarquia
Explicação:
E) Monarquia
A alternativa correta sobre a forma de organização política marcada pelo fortalecimento do poder real é: "E) Monarquia".
Para isso, é preciso compreender as características e a divisão dos poderes dentro de uma Monarquia.
Monarquia e suas características
A principal característica da monarquia pode ser compreendida pela centralidade do poder real. Nisso a experiência histórica, a partir do século X, colocou o absolutismo monárquico como presente em muitas nações hoje pertencentes a Europa.
Nisso, a divisão dos poderes se colocava pela centralidade da figura real, apresentando também a limitação dos poderes da igreja, embora não se opusesse a figura religiosa.
Para mais sobre a monarquia, leia: https://brainly.com.br/tarefa/24807329
#SPJ2