História, perguntado por Pontosgratis1701, 11 meses atrás

"Força subversiva da oposição ao Antigo Regime, ao absolutismo, à autoridade, ele tem também uma tendência conservadora. O liberalismo tomará todo o cuidado para não entregar ao povo o poder de que o povo privou o monarca. I...J Enquanto o liberalismo se encontra na oposição, enquanto ele tem de lutar contra as forças do Antigo Regime [...I enfatiza-se seu aspecto subversivo e combativo. Mas basta que os liberais subam ao poder para que seu aspecto conservador tome a dianteira. [...] O liberalismo, portanto, é uma doutrina ambígua, que combate alternativamente dois adversários, o passado e o futuro, o Antigo Regime e a futura democracia." (RÉMOND, René. 0 século XIX: 1815-1944. São Paulo: Cultrix, 1981. p. 32.)

a) Por que o liberalismo é considerado um a doutrina ambígua?
b) Com base no texto e no que foi estudado no capí­ tulo, responda: como as políticas liberais do século XIX em relação ao voto podem ser interpretadas?

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
51
Olá,

A) O liberalismo é considerado ambíguo por combater o antigo regime monárquico, que era conservador, e ainda assim manter essa característica. Assim que os liberais ascendem ao poder, demonstram condutas conservadores, o que gera a ambiguidade mencionada.

B) O modelo de estado liberal busca a democracia, ou seja, uma forma de governo que seja equilibrada entre os desejos e anseios do povo e os poderes do governo de agir.

Tanto é que o modelo liberal buscou a consolidação do voto e da igualdade política. Em sua essência, o modelo anseia a democracia, ainda que na prática, quando certos liberais alcançam o poder, eles tentem atentar contra a igualdade política.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes