História, perguntado por mssandiduda, 9 meses atrás

Força militar de Atenas e esparta​


marinalva4553: vc que uma explicação???
marinalva4553: ou um resumo???

Soluções para a tarefa

Respondido por marinalva4553
3

Resposta:

Atenas era uma sociedade não militarista

Esparta era um estado oligárquico e militarista.

Explicação:

Atenas:

Atenas na Antiguidade era uma sociedade não militarista, em oposição a Esparta e se destacava das outras cidades gregas por ter adotado a democracia. Foi fundada no século VIII a.C. na região da Ática. Durante as Guerras Médicas Atenas comandou o exército Grego através da chamada Confederação de Delos.

Após o fim do período clássico, a cidade foi dominada por povos estrangeiros e entrou em declínio durante a Idade Média. Durante o domínio do Império Bizantino Atenas se recuperou e a cidade foi relativamente próspera durante o período das Cruzadas (séculos XII e XIII), beneficiando o comércio italiano. Após um período de declínio acentuado sob o domínio do Império Otomano, Atenas ressurgiu no século XIX como a capital do novo Estado grego independente.

Esparta:

O exército espartano era a força militar de Esparta, uma das principais cidades-estado da Grécia Antiga. O exército ocupava o centro do Estado espartano, cuja obrigação primordial de seus cidadãos era "serem bons soldados". Sujeitos ao treinamento militar desde a infância, os espartanos formavam uma das mais temidas forças militares na história da humanidade. No auge de Esparta, do século VI a.C. ao século IV a.C., aceitava-se comumente o dito de que "um espartano valia mais que diversos homens de qualquer outro Estado".

 Na Batalha das Termópilas, um dos conflitos mais célebres dos quais participaram, 300 espartanos conseguiram resistir com bravura a uma tropa persa enormemente superior em número (de 1.000.000), sendo derrotados apenas depois de uma traição interna.

espero ter ajudado

Perguntas interessantes