Biologia, perguntado por gabrielcasseb, 11 meses atrás

⦁ Foram registrados 38.218 casos de queimaduras por águas-vivas no litoral do Rio Grande do Sul entre 21 de dezembro e 1º de janeiro, segundo dados da Operação RS Verão Total, informou o portal Correio do Povo.
A queimadura é provocada por uma substância tóxica - popularmente chamada de veneno - que toda água-viva possui. Especialistas explicam que seus sintomas são dor, ardência e vermelhidão e ocorrem de imediato

Como as águas vivas queimaram as pessoas que estavam no litoral do Rio Grande do Sul? Nomeie e explique a ação das células responsáveis
ME AJUDEM PF

Soluções para a tarefa

Respondido por andrielliduarte2019
1

Resposta:

Foram registrados 38.218 casos de queimaduras por águas-vivas no litoral do Rio Grande do Sul entre 21 de dezembro e 1º de janeiro, segundo dados da Operação RS Verão Total, informou o portal Correio do Povo.

Veja mais: SUS vai atender pacientes com dificuldade de locomoção em casa

A queimadura é provocada por uma substância tóxica – popularmente chamada de veneno – que toda água-viva possui. Especialistas explicam que seus sintomas são dor, ardência e vermelhidão e ocorrem de imediato.

“Aqui no Brasil a maioria das águas-vivas têm um veneno que não é muito forte”, observa Damaris Ortolan, dermatologista da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

“A água-viva tem umas perninhas com micro-agulhas que contêm essa toxina. Quando a pessoa encosta nessas pernas, ela [água-viva] libera essas agulhas e injeta a toxina”, explica o dermatologista Luiz Guilherme Castro, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Veja mais: Hollywood chega ao caso de Carlos Ghosn

“É um processo automático, então a pessoa sente o efeito na hora”, acrescenta Damaris.

Os sintomas são semelhantes a uma queimadura com fogo. “É como ter contato com água fervendo ou encostar em um ferro de passar roupa. Fica queimando por vários minutos. Depois, ficam uma ardência e vermelhidão que podem durar algumas horas”, compara Castro.

A intensidade do desconforto depende da quantidade de veneno injetado. Por isso, é importante remover as agulhas com rapidez, sempre com água do mar.

“A água doce pode fazer com que essas agulhas estourem e mais veneno seja injetado na pele”, explica o dermatologista.

De acordo com ele, esguichar vinagre na área da ferida também ajuda, pois o ácido neutraliza o veneno. “Tudo isso tem que ser feito em poucos minutos. A pessoa não precisa ir ao médico a não ser que a queimadura seja muito intensa”, afirma.

Por sua vez, Damaris ressalta que se após a utilização de água e vinagre alguma agulha ainda ficar grudada, é importante fazer a remoção. “Mas nunca com a mão, a pessoa deve usar uma pinça”, enfatiza.

  • Ela afirma que o uso de hidratante gelado e água termal depois de certo tempo ajudam a melhorar a vermelhidão.

Explicação:

  • espero ter ajudado.
Perguntas interessantes